Nesta quarta-feira (30/8), o hub de inovação aberta FIEMG Lab promoveu um encontro com representantes de indústrias para abrir oficialmente a 5ª jornada do FIEMG Lab, em Belo Horizonte. O intuito é conectar e integrar as pessoas que fazem o hub de inovação acontecer.
A cada jornada, as Indústrias do Futuro (como são chamadas as parceiras do programa) , junto ao FIEMG Lab, desenvolvem ações de Inovação Aberta, contando ainda com startups que serão selecionadas a partir de editais. Nesta 5ª jornada, quatro indústrias já estão confirmadas no programa. São elas: Anglo American, Gerdau, Stellantis e Novo Nordisk.
Na abertura da apresentação, Gustavo Macena, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), disse que está muito orgulhoso do trabalho desempenhado pelo FIEMG Lab ao longo dos anos e admira o salto da procura por programas de aceleração de startups visto que, no princípio, em alguns, não passava de 30 inscrições, entretanto, hoje, o programa do hub de inovação já recebeu mais de 500 inscritos em suas jornadas.
A gerente do FIEMG Lab, Gabriella Sant’Anna, explicou que a equipe do hub de inovação acredita que formar e dar base às novas iniciativas é o que os move. “Sempre gosto de falar que a equipe do FIEMG Lab ama empreendedores, mas os intraempreendedores são também muito valiosos”, ressalta a gerente diante das Indústrias do Futuro.
“Nessa jornada que se inicia o ecossistema já está mais maduro. O desafio agora é deixar mais robusto. Muito mais difícil do que fazer é fazer melhor. Pretendemos e podemos, juntos, construir o melhor ecossistema de inovação do Brasil e o nosso time está 100% a disposição, que é o mais importante”, completou Sant’Anna.
Durante o evento, os representantes das Indústrias do Futuro puderam conhecer a equipe do FIEMG Lab que os acompanhará pela jornada. Após apresentar todos os detalhes do hub e da 5ª jornada, Bruna Silva, coordenadora do FIEMG Lab, fez questão de apresentar a equipe formada por 19 pessoas de diversos ramos de conhecimento e, emocionada, pediu uma salva de palmas para celebrar o excelente trabalho desempenhado pelo grupo.
Todos participaram de dinâmicas de integração promovidas para a troca de conhecimentos e habilidades com as outras indústrias e, por fim, compartilharam estratégias de inovação para o novo ciclo, de forma a encontrar oportunidades de apoio entre o grupo. Paulo Peçanha, do time de inovação da Novo Nordisk, reafirmou que puderam “entender como extrair ao máximo da parceria para trazer bastante resultado para a empresa, ter contato com as Indústrias do Futuro, trocar ideias, fazer networking e conhecer como elas estão em suas jornadas de inovação”.
Veja abaixo as fotos produzidas na apresentação da 5ª jornada do FIEMG Lab:
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG