O presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), Luís Márcio Vianna, participou nesta terça-feira (9/4) de um webinar que faz parte da Semana Antofagasta – Brasil: Oportunidades do Mercado Chileno para Empresas Brasileiras.
Representando a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Luís Márcio Vianna falou sobre a importância da mineração para o Estado e de como a parceria entre o Chile e Minas tem sido proveitosa para a indústria mineira.
“Minas Gerais é o centro da produção mineral do Brasil, são mais de 50 minérios explorados comercialmente entre minerais metálicos e não metálicos. O Estado participa com 41,4% do Valor da Produção Mineral do Brasil, sediando as principais empresas extratoras e a mão de obra mais qualificada no setor”, disse.
Ele destacou a produção de ferro, ouro, zinco, estanho, alumínio, além dos minérios especiais de lítio, nióbio e terras raras. “Entre 2019 e 2022, o setor minerário de Minas investiu quase R$ 17 bilhões em segurança, tecnologias de filtragem e descaracterização de barragens e contribuiu com quase R$ 12 bilhões em Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM)”, completou.
Além disso, ele apresentou a estrutura da FIEMG aos chilenos e falou sobre a importância da parceria entre o país e a indústria mineira. “Consideramos o Chile como um parceiro fundamental no desenvolvimento de tecnologias para ampliar a sustentabilidade nos diversos segmentos da indústria”, disse.
Vianna destacou também que a FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), tem uma longa tradição de cooperação em projetos e eventos dedicados à promoção de parcerias entre Minas Gerais e o Chile. Nesse sentido, podemos citar diversas missões empresariais e comerciais ao país, com participações nas principais feiras do setor. Além disso, já foram realizadas diversas visitas diplomáticas e de parceiros institucionais que fortalecem os laços de integração entre os dois países.
O seminário também contou com a participação de representantes da Invest Chile, que apresentou as oportunidades oferecidas pelo mercado de mineração e energia no Chile e falou sobre como investir nesses setores.
Foram apresentadas ainda oportunidades na região de Antofagasta pela Associação de Indústrias de Antofagasta (AIA) E, por fim, a Sociedad de Fomento Fabril (SOFOFA) apresentou o contexto e alcance do Acordo de Livre Comércio entre Chile e Brasil e do Conselho Empresarial Chile – Brasil.
A Semana Antofagasta – Brasil faz parte da agenda de eventos promovidos pela AIA, que antecede a feira Exponor Chile, que ocorrerá entre 3 a 6 de junho 2024, em Antofagasta, Chile. A feira é realizada a cada dois anos e tem o intuito de gerar oportunidades, além de criar e fortalecer redes de negócio em nível internacional relacionadas ao setor de mineração e energia.
Imprensa FIEMG