O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI) realizou, no dia 1° de março, o Workshop Interno de Excelência em Ferramentaria, Revestimentos e Manufatura Aditiva. Participaram do encontro cerca de 30 pessoas representantes das seguintes empresas e instituições: 3D Lopes, Tribosystems, Isoflama, Belgo Arames, Toyota, ArcelorMittal, Nemak, Usiminas, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade do Estadual de Santa Catarina (UDESC).
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecerem de perto o trabalho desenvolvido pelo CIT SENAI e de visitarem os Institutos de Metalmecânica, Metalurgia e Ligas Especiais e Eng. de Superfícies. “Eu acho que eventos como esses são fundamentais, pois ajudam não só a fomentar o conhecimento, como também a evolução da tecnologia. É muito legal unir a escola, a instituição de ensino, com a indústria. Isso promove a união da parte teórica com a parte prática. Na minha opinião, mais atividades como essa deveriam acontecer no decorrer do tempo”, afirma Gláucio Sansonas, head comercial da Isoflama.
Quem também participou do Workshop foi Natanael Campos, engenheiro de produção da Toyota. Campos comentou que há dois anos foram iniciadas algumas atividades com o CIT SENAI no âmbito do projeto Rota 2030 – iniciativa que teve a parceria de institutos e universidades. “Essa parceria com o CIT SENAI vem trazendo benefícios para a empresa, tanto no âmbito do conhecimento, quanto na parte prática, no desenvolvimento e testes de novos materiais, técnicas de tratamento de superfícies e de texturização. Isso reflete, na Toyota, em ganho de processos, de vida útil de moldes e na melhoria do desempenho de nossas operações”, esclarece o engenheiro.
A iniciativa foi uma realização do ISI Engenharia de Superfícies em parceria com a Fundep, UFSC, UDESC e UCS. Seu objetivo foi promover o debate dos projetos que estão em andamento, além de proporcionar a análise de resultados, levando a novos direcionamentos para avanço das tecnologias que estão sendo desenvolvidas.
“O Workshop foi uma excelente oportunidade para troca de conhecimento entre o CIT SENAI e empresas dos setores automotivo, siderúrgico, empresas de manufatura e de tratamento de superfícies. A ideia foi promover o debate sobre temas relacionados à melhoria de processos e produtos para a área de Ferramentaria e Superfícies”, explica Mariana Botelho Barbosa, coordenadora do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies.
“A equipe técnica do CIT SENAI e também os representantes das empresas consideram que a troca de conhecimento técnico-científico essencial para o sucesso dos projetos. Em breve, outros eventos para diferentes áreas de atuação, também serão realizados pelo CIT SENAI”, ressaltou, esclarecendo que o formato será de debates internos, com a possibilidade da realização de encontros maiores, com a participação de novas empresas.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG