A 4ª edição da Expometal começou reafirmando seu papel como o principal ponto de encontro do setor metalmecânico regional. O lançamento do evento, realizado na noite desta segunda-feira (6/10), no auditório da Fiemg Regional Vale do Aço, reuniu colaboradores, empresários e representantes de entidades ligadas à cadeia produtiva local para celebrar a união e o fortalecimento do segmento metalmecânico, impulsionando negócios e inovação. Com 24 expositores, a feira projeta novos recordes e oportunidades para o desenvolvimento econômico local.
O presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, João Batista Alves, deu as boas-vindas ao público ratificando o anseio da entidade em promover a união, a troca de conhecimentos e o fortalecimento mútuo entre as empresas. “A feira começou tímida, com uma estrutura pequena e muitos desafios. Nesses quatro anos, ganhamos visibilidade e alcançamos bons resultados, tendo em vista os números alcançados, especialmente com as Rodadas de Negócios”, disse o presidente da Fiemg Vale do Aço.
Iniciada nesta terça-feira, a Rodada de Negócios da Expometal conta com a participação de treze grandes indústrias e cerca de 80 empresas fornecedoras inscritas. A ação é organizada pelo Sebrae Minas e prevê ultrapassar os R$ 336 milhões em estimativa de negócios da última edição, realizada no ano passado.
Durante a abertura do evento, o gerente do Sebrae Minas, Fabrício César Fernandes, destacou o compromisso da entidade em apoiar o setor. “O Sebrae Minas acompanha e apoia a evolução do setor Metalmecânico do Vale do Aço há mais de vinte anos, especialmente na criação do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico (APL). Hoje, temos mais de 270 empresas registradas em cerca de 25 CNAEs, gerando em torno de 10 mil empregos. Vocês são a força motriz do desenvolvimento do estado e o cerne dessa perenidade está nas parcerias, que merecem ser celebradas e fortalecidas a cada dia”, disse o gerente do Sebrae Minas.
Já o vice-presidente do Sindimiva, Renato Gomes, reiterou o compromisso da entidade em promover ações de fortalecimento e união das empresas do setor. “Vimos construindo pontes valiosas para o nosso setor e trabalhado em encontrar soluções, promover troca de experiências, novas conexões e fortalecer cada dia mais toda a cadeia, que hoje é a base para o desenvolvimento dos municípios da nossa região”, declarou o vice-presidente do Sindimiva.
O diretor de Arranjos Produtivos Locais e Cooperativismo do Estado de Minas Gerais, Fernando Abreu, destacou a importância da cadeia local para a economia do Estado e destacou também a atuação da Fiemg para a convergência das empresas e instituições parceiras. “Minha missão hoje é parabenizar o Vale do Aço pelo exemplo de atuação conjunta. As instituições, sem dúvida, desempenham um papel importante nessa união e um dos resultados mais importantes é o APL Metalmecânico. Por meio desse arranjo, tem-se avanços tecnológicos e em níveis de mercado”, disse.
Oportunidades em um cenário macroeconômico desafiador
A abertura da 4ª edição da Expometal contou com a presença marcante da economista e comentarista da Itatiaia e CNN Brasil, Rita Mundim. Especialista em Mercado de Capitais, Rita apresentou a palestra “Cenário Econômico – O Brasil, a Crise e as Oportunidades”, contextualizando os desafios atuais da indústria diante da elevação das taxas de juros e do impacto das tarifas de importação sobre o setor produtivo, especialmente o metalmecânico.
Durante sua fala, a economista destacou que o maior problema estrutural do Brasil está na baixa produtividade e na má gestão pública, agravada por uma pirâmide etária em inversão e pela falta de investimento em educação. “O setor produtivo é heróico por sobreviver num país que trata mal quem produz, com carga tributária e juros tão nocivos”, afirmou.
Rita também ressaltou que o cooperativismo, a inovação tecnológica e a capacitação contínua são caminhos possíveis para o aumento da competitividade e o fortalecimento das cadeias industriais regionais.
Ao final, Mundim reforçou que as oportunidades estão nas crises, e que o Brasil possui capital natural e potencial para se tornar um hub global de energia limpa e tecnologia, desde que haja governança, ética e visão estratégica. “Orai, vigiai e aprimorai”, disse, incentivando os empresários a manterem fé, vigilância sobre a gestão e busca constante por aprimoramento. A palestra deu o tom inspirador e reflexivo da abertura da Expometal, que segue até o dia 09, com programação voltada à inovação, negócios e desenvolvimento regional.
Expometal 2025
Data: 6 a 9/10
Local: Fiemg/Sindimiva – Ipatinga-MG
Programação:
06/10
19h – Abertura
20h – Palestra com Rita Mundim
21h – Coquetel
07/10
8h às 17h – Rodada de Negócios e exposição de estandes
9h – Palestra: Treinamentos de Segurança do Trabalho – Indo Além da Obrigação, com Roberto Reis (Gestor de Negócios da Colabor Empresa de Treinamentos)
10h30 – Práticas Sustentáveis na Produção: Como Reduzir Desperdícios e Custos – Lean Manufacturing, com Guilherme de Paula Ribeiro (Engenheiro Mecânico, com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo IFMG, com ampla experiência na indústria mecânica de máquinas e equipamentos. Supervisor Técnico dos Serviços de Tecnologia e Inovação do SENAI – Ipatinga).
14h – Workshop: Lubrificação de Máquinas Pesadas e Sistemas Industriais: Impactos das normas Proconove P8/MAR-I e desafios na lubrificação industrial, com João Luis Amaral Sant’anna (Executivo de assistência técnica com foco nos segmentos de siderurgia, papel e celulose, construção e metalmecânica) e Gabriel Loschi Melo (Assessor técnico de projeto de inovação)
08/10
8h às 17h – Rodada de Negócios e exposição de estandes
9h – Palestra: Principais alterações da NR 01 e seus impactos, com Lorraine Alves (Engenheira de Segurança do Trabalho no SESI de Ipatinga, com pós graduação em engenharia de segurança do trabalho e gestão de pessoas, especialista em higiene ocupacional, com sólida experiência na indústria siderúrgica, mineração, construção civil, metalúrgica, alimentos e vestuário.
10h30 – Palestra: Captação Descomplicada para inovação – Recursos não reembolsáveis para inovação: EMBRAPII, com Márcio Machado (Especialista em novos negócios e conexões com o mercado do Centro de Pesquisa Von Braun Labs Unidade Embrapii)
09/10
8h às 17h – Rodada de Negócios e exposição de estandes
9h às 11h – Workshop: CNC – Programação e Novas Tecnologias, com Átila Paixão
14h30 – Palestra: Como aumentar a eficiência no processo de soldagem, com Elzeir Andrade (Tecnólogo em soldagem, certificado como inspetor de soldagem N2 (ASME e AWS).
16h – ELITE Soluções em Corte e Soldas – Crescimento das células robotizadas para soldagem e corte, com João Victor Tomich (Gerente de Negócios Industriais)