O município de João Monlevade recebeu, na última semana, a Rodada de Negócios do Projeto Compre Bem, uma iniciativa do Programa FIEMG Competitiva, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e Eletrônico de João Monlevade (Sime). O encontro teve como propósito aproximar pequenas empresas e fornecedores regionais dos setores metalmecânico, elétrico e eletrônico das grandes indústrias âncoras, estimulando parcerias, gerando negócios e fortalecendo a cadeia produtiva local.
Ao todo, foram realizadas 103 rodadas individuais de negociação entre 24 fornecedores e sete grandes indústrias, incluindo Arcelor, Bemisa, Cenibra, Gerdau, Jaguar Mining, MR Mineração e Usiminas. A ação resultou em avaliações positivas quanto à qualidade dos contatos estabelecidos e ao potencial de fechamento de negócios. A expectativa é de que sejam gerados cerca de R$230 milhões em novos negócios nos próximos 12 meses.
O resultado reforça a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico regional, evidenciando que os fornecedores locais têm capacidade de atender às demandas das grandes indústrias, ampliando a competitividade e criando oportunidades de crescimento para toda a região do Vale do Aço.