Os Sindicatos do setor metalmecânico do Vale do Aço e Médio Piracicaba, Sindimiva e Sime promoveram entre os dias 6 e 8/5 uma missão à ExpoMafe 2025, Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, em São Paulo.
Em busca de inovação e oportunidades para a indústria, a iniciativa conjunta dos Sindicatos, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Sebrae Minas, por meio do Programa Indústria Forte, proporcionou acesso às principais inovações tecnológicas voltadas à automação, digitalização, sustentabilidade e manufatura avançada.
Durante a feira, os empresários participaram de rodadas de conversa com fornecedores e acompanharam palestras promovidas no Parque de Ideias, espaço dedicado à discussão de tendências e desafios da Indústria 4.0.
“Foi uma experiência ímpar aproximar nossas indústrias de centros de excelência tecnológica onde foi apresentado as tendências e inovações globais em máquinas e ferramentas da indústria, além de atrações para mostrar, na prática, as novas técnicas e conhecimentos do setor”, pontuou João Batista Alves, Presidente da FIEMG Regional Vale do Aço e do Sindimiva.
Durante a programação, os empresários conheceram a Ilha de Soldagem, onde ocorreram as seletivas nacionais da WorldSkills, além das soluções apresentadas pelo Senai-SP, com foco em impressão 3D, inteligência artificial e sistemas digitais de monitoramento para a indústria.
“Foi uma missão produtiva. Mais uma vez vimos as mudanças do mercado e a necessidade de nos atualizarmos sempre”, destacou Geraldo Rodrigues, Diretor da Locvaço Locação e Manutenção de Máquinas e Equipamentos Industriais Ltda.
Para Victor Hugo da Silva, Analista de Projetos do IEL, a participação na Feira contribui diretamente para o fortalecimento da indústria regional. “Essa ação amplia nosso olhar sobre as tendências globais da indústria metalmecânica, gera conexões estratégicas e nos inspira a investir em inovação e modernização”, destacou.