A terceira maior cidade da região é destaque no Triângulo Mineiro, por preservar a história e elevar o crescimento da indústria nacional
Futuro, passado e presente
A história de Araguari começa em 1748, quando 18 aldeias que se alojavam na estrada de Anhanguera foram tomadas pelo “Major Córrego Fundo”, Antônio Resende Costa. A região já era conhecida por todo o Brasil, por cortar todo o Triângulo Mineiro, e ligar a grande São Paulo ao estado de Goiás. Desde então, foi consagrada Araguari em 1888, um nome originário dos pássaros que por ali viviam.
O município completa 135 anos neste dia 28 de agosto, um marco para a cidade que ocupa um local de relevância nacional. faz parte da microrregião de Uberlândia e integra o Circuito Turístico Triângulo Mineiro, trazendo ainda mais visibilidade para o Estado. Um município que abriga carinhosamente alunos, professores, técnicos e empreendedores da Federação de Indústria do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
Indústria fortalecida
Araguari é uma das 14 cidades que compõem a FIEMG Regional Vale do Paranaíba, com sua grande cultura de produção de calçados, do entroncamento ferroviário e da cafeicultura. É a casa de grandes indústrias, como a LD Celulose e Arroz Vasconcelos, que auxiliam no avanço do cenário industrial no coração do Triângulo Mineiro.
A indústria está em foco na Unidade SESI SENAI Araguari, onde a educação de qualidade é ofertada para os araguarianos. Da educação básica ao ensino médio, chegando a aprendizagem técnica industrial, a cidade recebe com gratidão as ações da Federação. Para Vanda Oliveira, Gerente da Unidade SESI SENAI Araguari, que já está há mais de 15 anos atuando na cidade, é importante celebrar a história da cidade.
“Araguari é uma cidade maravilhosa. Sou nascida e criada aqui e acompanhei muitas fases difíceis do município. Hoje, temos um prefeito empreendedor, visionário, que vem desenvolvendo a infraestrutura, educação e saúde. Ele está revitalizando muitas praças e melhorando a mobilidade. É uma cidade de muitas oportunidades e que não deixa a desejar. O comércio tem crescido, assim como o agronegócio também. As perspectivas para os próximos anos são muito boas, então vale a pena viver aqui em Araguari!”
Alexandre Oliveira, Supervisor Técnico no SESI SENAI Araguari, é paulista e se encantou pela cidade mineira quando foi convidado pela FIEMG para conhecê-la há dois anos atrás. O supervisor veio em busca de melhorias para a qualidade de vida, sua e de seus familiares, como conta:
“Confesso que não conhecia Araguari quando me mudei de São Paulo buscando uma melhor qualidade de vida. Em 2022 vim para cidade por conta dos projetos que iriam iniciar na FIEMG, tanto da própria técnica de celulose, quanto técnica de automação e a reestruturação da unidade aqui de Araguari. E desde julho do mesmo ano cá estou morando. Agora completo um ano em Araguari, está sendo um trabalho fantástico, numa cidade fantástica e que cada dia mais eu gosto e pretendo ficar.”
Desenvolvimento estratégico
Os sindicatos patronais também marcam presença nesse polo industrial mineiro. Como aponta o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Araguari (Sindivest Araguari), Rossini Soares.
“A atual administração de Araguari tem apoiado bastante as indústrias de calçado e vestuário na cidade, por isso agradecemos a atual gestão pelo empenho e dedicação com as indústrias. É uma cidade pulsante, uma terra de oportunidades. A cidade é estrategicamente bem posicionada, tanto para o estado de Goiás, como para os estados de Minas e São Paulo. Estamos no centro do Brasil! E já que nós somos o centro do país, nada mais justo do que sermos uma cidade muito atuante em todos os setores. O Sindicalçados está sediado aqui desde 1978 e vem promovendo a constante união entre todos os associados e não associados. Hoje os setores de calçado, vestuário e acessórios de vestuário, correspondem a 25% de toda mão de obra empregada na cidade, direta ou indiretamente.”
Araguari habita o coração de Minas Gerais, e se destaca pela força nacional em comércio, turismo, geração de emprego, agronegócio e a indústria! Aos seus 135 anos, a FIEMG Regional Vale do Paranaíba dedica esta singela homenagem.