(Da esquerda para direita: Amanda Marques, Guilherme Marques, Danielle Marques, Simone Marques e Marcos Daniel – Arquivo pessoal da família)
O que compõe uma boa história? Um sonho, determinação e pessoas de boa fé. Estes são alguns dos ingredientes da trajetória brilhante e inspiradora do Marcos Daniel e da Simone Marques, proprietários da empresa Brilho do Sol, situada na cidade de Uberlândia, Triângulo Mineiro, e associada ao Sindivestu (Sindicato da Indústria do Vestuário de Uberlândia). A história da Brilho do Sol se mistura com a história do casal citado que celebrou no ano passado, 25 anos de união.
Tudo começou com a Simone em 1994; a tia dela vendia peças de verão, como os chamados shortinhos de carnaval. Certo dia, a tia perguntou se ela não gostaria de costurar e fazer suas próprias peças também. E assim foi feito. Simone conta que desmanchava os shortinhos e usava os tecidos para produzir seus primeiros biquinis.
(Cômodo na casa do pai da Simone, local onde a empresa foi criada. – Arquivo pessoal de Marcos Daniel e Simone)
“Minha tia me ajudou muito neste início. Eram apenas 3 ‘maquininhas’ que tínhamos. Foi sempre o que eu gostei de fazer, não me imagino até hoje fazendo outra coisa.E eu tenho muito orgulho por ter começado e ter permanecido no mesmo CNPJ. (riso) Nunca pensei em desisti, é o que eu amo.”
Paralelo ao início do que seria umas das maiores marcas de moda praia e fitness do país, Marcos Daniel neste período estava investindo em sua carreira de jogador de futebol profissional. O até então atleta começou a carreira no time da Patrocinense (MG), participou de jogos importantes do Campeonato Mineiro na década de 90; já havia jogado no Mineirão, e tido com adversário Ronaldo (fenômeno), que defendia a camisa do Cruzeiro naquele período.
De acordo com o atual empresário foi uma carreira curta mas que significava um grande sonho na época. Já namorando Simone, e pensando em casamento, ele tomou a decisão de sair do universo esportivo. Buscar um emprego de carteira assinada era a opção mais viável, e foi no grupo Arcom, tradicional atacadista de Uberlândia, que Marcos Daniel começou a trabalhar no setor de estoque por um ano e meio.
O início de um sonho: empresa montada na casa do pai da Simone.
“Após o casamento realizado em 1998, nós morávamos na casa do meu sogro, uma casa simples com poucos cômodos; a empresa ficava em um cômodo de 9 metros quadrados. Eu trabalhava na Arcom mas sempre acompanhando o negócio, porque eu sempre gostei desta parte administrativa. Nosso estoque essa época era de 100 peças; tinha um rapaz que vinha aqui pegava algumas peças, vendia 20 em Araxá, e voltava, pega mais algumas, ia em Perdizes, vendia 15 e voltava. Aos poucos o negócio se desenvolvendo, contratamos uma costureira, abrimos a empresa oficialmente com CNPJ, e com isso eu pensei: ‘se a gente comprar um carro, eu saio do emprego, saio vendendo as peças e eu acho que eu tiro mais que um salário mínimo’. E assim, seguimos; essa foi a conta que fizemos na época (riso).”
Daniel ainda conta que uma das máquinas mais antigas da empresa leva o nome de ‘família Arcom’ porque foi a primeira máquina industrial da Brilho do Sol comprada com o acerto trabalhista dele em julho de 1999.
Quando começaram a ocupar o quinto cômodo da casa do sogro do Marcos Daniel, pai da Simone, eles viram que precisavam de um local próprio. E a partir de então, paulatinamente, a Brilho do Sol foi ganhando espaço, não somente fisicamente, mas no coração de cada cliente. O casal credita a força de vontade, resiliência e a temência a Deus o sucesso gradual do negócio.
“Nossa faculdade foi a vida, eu tenho até a 8ª série, a Simone até a 4ª, e a vida da mesma forma que ela nos ensina, ela cobra muito, então cada dificuldade que a gente tinha, a gente buscava ver o aprendizado que aquilo poderia trazer, e isso foi trazendo uma estrutura para nós. E apenas ao passar dos anos que nós fomos tendo contato com cursos e orientações especializadas.”
(Faixada da loja em 1999 – Arquivo pessoal de Marcos Daniel e Simone Marques)
Família, a base de hoje e do amanhã
Hoje os 3 filhos também trabalham na empresa: Danielle, Guilherme e Amanda, motivo de orgulho para o casal que considera a família, um pilar de sustentação.
(Loja atual – Arquivo pessoal de Marcos Daniel e Simone Marques)
O empresário conta que ter um negócio familiar e que preza pelo bem estar de seus colaboradores, é um dos diferenciais da Brilho do Sol. “Eu fico emocionado ao ver a nossa trajetória e perceber que em momento nenhum nós negociamos nossos valores e nossos princípios. E vendo onde nós chegamos hoje…Nem nos nossos maiores sonhos, tanto eu como a Simone sonhávamos em chegar.”
Simone, responsável por todo o processo criativo da empresa, destaca que é uma grande alegria ter os filhos perto para acompanharem lado a lado o crescimento da empresa que vai inaugurar sua nova sede ainda este ano.
“Nós vimos a necessidade de um espaço maior, mais confortável para nossa equipe e também para o nosso cliente; foi um processo até encontrarmos o local da forma e na localização que a gente queria. Agora estamos na reta final da realização de mais este grande sonho.”
(Nova loja e sede administrativa – Arquivo pessoal de Marcos Daniel e Simone Marques)
Um espaço novo de 390 metros, vai abrigar a família Brilho do Sol ainda em 2024; o local é bem próximo da sede atual, com o objetivo de honrar a história que começou ali, no bairro Custódio Pereira. Na escada que conecta o primeiro ao segundo andar da nova sede, Daniel pontua que vai colocar uma das frases que conduziu seu caminho profissional e pessoal desde a época em que ele carregava paletes no grupo Arcom, até hoje: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens”.
Os 3 filhos, Danielle, Guilherme e Amanda, destacam que os pais nunca negociaram seus valores em nenhuma situação, e que o crescimento da marca foi através de muito trabalho, amor e humildade do casal. “Lembramos das madrugadas em que nossos pais acordavam para separar os produtos para que o representante levasse, eram muitas sacolas, lotava um carro; e os dois sempre ali, sendo exemplo de esforço e dedicação. Nossos pais nunca reclamaram em nenhuma fase, sempre que chegava à “baixa temporada” para a empresa, no frio por exemplo,e mesmo assim sempre juntos e agradecendo pelas oportunidades.Hoje, nós 3 adultos, temos o discernimento dos momentos, mas quando crianças sempre tivemos dos nossos pais a certeza de que tudo estava bem, eles nunca deixaram respingar em nós qualquer problema, por isso hoje, nós entendemos que a ‘Brilho’ é muito mais que um negócio, é o resultado de todo amor, fé e perseverança. Temos muito orgulho em fazer parte, e de ver onde a ‘Brilho’ chegou, nascida de um sonho e muito trabalho, se tornou uma marca referência no mercado.”
A Brilho do Sol atualmente produz cerca de 3000 mil peças por mês, entre moda praia e fitness, e tem clientes em todo o Brasil e no mundo com os processos de exportação.
Em Minas não tem mar. Mas tem dom. Tem talento para costurar o que se acredita. Colocar no tecido arte e poesia. Desenhar as lições de toda uma vida. Lei da semeadura. Ter paciência de plantar com honestidade, e colher, ao tempo certo, com amor e em abundância. Cuidar dos seus, e assim, ser exemplo a quem se inspirar. Inspirar. Empreender inspira.
Conheça mais da história e das peças da Brilho do Sol em @brilhodosol.