Foi realizada na manhã de hoje (29) na Sede da Coocacer (Cooperativa dos Cafeicultores de Araguari), o lançamento do Programa de Investimento no Produtor Consciente, projeto que visa informar e incentivar produtores rurais e a classe produtiva em geral a realizar o uso da água de maneira consciente.
Com objetivo de unir esforços e traçar estratégias que envolvam práticas de agricultura inteligente para a preservação da bacia do córrego das Araras garantindo a conservação dos recursos naturais e, consequentemente, a produção agrícola na região de Araguari, o encontro recebeu as principais entidades de Araguari: FIEMG, CDL, ACIA, ACTRIM, além do poder público com o prefeito Renato Carvalho, a secretária de desenvolvimento econômico Karla Fernandes, o deputado estadual Raul Belém e o deputado federal José Vitor.
O evento marcou também a parceria da Coocacer com o Consórcio Cerrado das Águas, que integra o plano de ações da Cooperativa com o Instituto Café Sustentável e dá encaminhamento aos temas propostos e discutidos no Fórum do Agronegócio Sustentável, realizado em fevereiro. Logo, a união com o Consórcio Cerrado das Águas reforça a visão de cuidado da Coocacer com a comunidade, o agronegócio e o meio ambiente.
O diretor da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Mauro Cunha, prestigiou o projeto e destacou a importância deste tipo de iniciativa: “Este projeto tem muito valor, porque busca preservar e zelara pelo nosso Córrego das Araras. É uma região que tem muita água, e nós precisamos estar atentos a isso, o meio ambiente é um dos pilares da FIEMG hoje, e este projeto da Coocacer em parceria com o Consórcio das Águas vem de encontro a isso.” afirmou o empresário.
A diretora executiva da Coocacer, Eliane Cristina, também comentou sobre a abrangência do projeto e de como ele extrapola a esfera rural e atinge as indústrias e o comércio da região. “Foi assinado hoje o protocolo de intenções do programa de investimento do produtor consciente, este programa ele não se limita só ao agronegócio, mas ele trabalha uma visão envolvendo todos aqueles que envolvem o uso da água como atividade. O programa envolve ações com duração de 5 anos para recuperar nacentes, recuperação de áreas degradadas, e áreas que possam colaborar com potencial hídrico da região.
O evenolvimento da classe produtiva foi surpreendente, a mobilização foi muito grande juntamente com o poder público tambem.”
A multinacional Britvic, popularmente conhecida como Sucos EBBA assinou o protocolo de inteções na manhã de hoje por usar a água como matéria prima principal na produção dos sucos.
Conheça as demais iniciativas da Coocacer em prol do uso consciente da água.
(Texto em colaborativo: Assessoria de imprensa FIEMG Regional Vale do Paranaíba e Assessoria de Imprensa Coocacer)