Na manhã de hoje (7), a FIEMG Regional Vale do Paranaíba realizou um evento em celebração ao “Outubro Rosa” para as colaboradoras, coordenadoras dos sindicatos empresariais e paratletas que treinam no SESI Gravatás. A abertura do evento ficou por conta da presidente do Sindivestu (Sind. Ind. Vestuário de Uberlândia), Alessiane Batoni, a única presidente mulher dos sindicatos empresarias da Regional citada.
A intenção do encontro foi promover um momento de descontração, networking e informação; a enfermeira do trabalho do SESI Vida, Camila Frizzo, apresentou um histórico do câncer de mama no mundo, fatores de risco, prevenção e tratamento. Durante a explanação do conteúdo, a enfermeira disponibilizou para as participantes a chamada “mama didática”, que ilustra de maneira concreta as mamas com e sem nódulos.
A enfermeira também destacou da importância das mulheres criarem um hábito de auto cuidado constante como forma de prevenção. “É comum nas famílias que as mulheres assumam muitas funções de cuidado dos filhos, companheiros ou companheiras, e acabam esquecendo de se cuidar, de ter um momento só para elas; este hábito faz toda diferença na qualidade de vida das mulheres e é também essencial na prevenção.”
A presidente do Sindivestu, Alessiane Batoni, destacou a ação que realiza em sua empresa durante o outubro rosa. “Nós nos inspiramos na iniciativa do Marcos Daniel, que é o vice presidente do Sindivestu e que já realiza esta ação na empresa dele desde 2017; desta forma, nós ofertamos gratuitamente mamografias para as colaboradoras e acesso a orientação e apresentação dos laudos. Com isso, na nossa empresa o ano passado, tivemos duas colaboradoras que detectaram nódulos, e uma delas teve o diagnóstico de câncer de mama, e a partir daí todos na empresa se movimentaram para acolhê-la e felizmente, hoje, após o tratamento ela está bem e saudável. Nós ficamos muito felizes de poder ajudar de alguma forma.”
A coordenadora do Sindarroz MG, Risoneide de Oliveira, contou que o encontro foi muito importante para ela não somente em relação a informação mas também para conversar com as demais presentes. “Foi um momento muito gostoso não somente pela palestra em si que foi muito boa, mas também pelo contato e diálogo com as meninas, é sempre bom estarmos juntas, ainda mais para tratar de um assunto tão relevante.”
A paratleta de halterofilismo, Amanda Sousa, também participou do encontro juntamente com outras paratletas que integram a equipe de paradesporto da cidade de Uberlândia. Vale lembrar que a equipe citada treina no Clube SESI Gravatás, local que também abriga a Sede da FIEMG Regional Vale do Paranaíba.
“Eu me identifiquei muito com que a Camila falou, na minha casa minha mãe cuida de todo mundo, menos dela (risos). Nós precisamos ficar sempre atentos para que ela faça os exames regularmente. Outro fato que gostei muito na palestra é que a enfermeira esclareceu que impacto nas mamas não causa câncer; como nós treinamos com barras pesadas próximo das mamas, muita gente confunde a informação e acaba disseminando um mito indevido.” contou Amanda.
O evento contou com cerca de 30 mulheres e a enfermeira do trabalho se colocou à disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento.
O Ministério da Saúde orienta que toda mulher acima de 40 anos faça mamografia anualmente, confira as demais orientações oficiais aqui. A prevenção salva vidas.