A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, cuja o objetivo é amparar e fomentar a indústria mineira, conta também desde 2020 com um setor específico que atende os órgãos governamentais em todo o estado, fornecendo soluções personalizadas que atingem os cidadãos em geral.
A FIEMG entende que capacitando a sociedade com mão de obra qualificada, treinamentos e uma série de produtos do portfólio, a indústria como um todo também será beneficiada posteriormente. Dado o destaque do setor governamental na região do triângulo com altos investimentos das prefeituras, o presidente da Federação esteve em Uberlândia e hoje, 22/01, em agendas com os líderes municipais das cidades atendidas e representantes da classe produtiva.
Encontro com empresários de Araguari
Em Araguari, foi realizado um encontro com as principais entidades locais, os representantes da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, e o prefeito Renato Carvalho; o objetivo foi o de prestigiar o presidente Flávio Roscoe que destacou o projeto “Capacita Araguari” no qual oferta cursos profissionalizantes para a sociedade através do SENAI e também as aulas de robótica para alunos de escolas municipais com a estrutura do SESI.
Participaram do evento, lideranças políticas como o deputado estadual Raul Belém, o deputado federal Doorgal Andrada, o presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, José Alves, o diretor da FIEMG Regional, Mauro Cunha, o presidente do Sindvest, Rossini Soares, o presidente do Sindarroz, Jorge Meirelles e demais empresários do município
Anúncio de novo ginásio na estrutura do SESI Gravatás em Uberlândia
Já em Uberlândia um robusto evento por organizado na Prefeitura Municipal para anunciar a construção de um novo ginásio na estrutura do Clube SESI Gravatás, o investimento de aproximados 2 milhões de reais vai atender atletas e paratletas que frequentam o SESI em parceria com a Futel (Fundação de Esporte e Lazer de Uberlândia). O ginásio tem previsão para ser inaugurado em novembro deste ano.
“É um imenso prazer participar deste grande projeto que vai impactar positivamente a vida de tantas pessoas. Esta parceria FIEMG e Futel é o grande exemplo de como usar com sabedoria e coerência os recursos públicos e privados. Não somente a construção do ginásio, mas aulas de robótica para alunos das escolas públicas, os cursos profissionalizantes para o grande pública via SENAI, são grande oportunidades de como a Federação pode auxiliar na formação e capacitação da sociedade através da ação das prefeituras.” afirmou Roscoe.
O presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, José Alves, foi um dos responsáveis por levar a tratativa de necessidade do novo ginásio para a análise e posterior aprovação do presidente Flávio Roscoe. “Eu estou há um ano a frente da FIEMG Regional, e confesso que a aprovação da construção deste ginásio foi o momento mais feliz até o momento, é uma realização pessoal, mas também de cunho coletivo para alavancar ainda mais nosso esporte local, olímpico e paralímpico.”
O ginásio vai atender além do público do próprio SESI, atletas da CDDU (Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia), do Praia Clube e APARU (Associação dos Paraplégicos de Uberlândia).
Conheça os investimentos das prefeituras em cursos e conteúdos personalizadas para a população
Só no ano de 2023, a prefeitura de Uberlândia investiu mais de 550 mil reais a fim de ofertar cursos profissionalizantes para a comunidade em geral através do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). As áreas dos cursos ofertadas variaram entre construção civil como pedreiro, pintor, instalações hidráulicas e elétricas; vestuário, automação, mecânica; marcenaria; panificação entre outros; todos de acordo com a demanda sinalizada pela própria indústria local. No total mais de 6 mil alunos uberlandenses participaram.
Paralelo aos cursos profissionalizantes, a PMU (Prefeitura Municipal de Uberlândia) também adquiriu do SESI (Serviço Social da Indústria), conhecido pela educação de ponta, aulas de robótica para criança das escolas municipais. Em 2022 foram 400 alunos atendidos, em 2023, 700; em uma oportunidade única de contato com tecnologia, inovação e desenvolvimento de soft skills que as aulas de robótica proporcionam.
De acordo com César Campos, agente de relacionamento com mercado da FIEMG, em 2024, a parceria da PMU através da Secretaria de Educação e do SESI continua com um investimento de R$ 669.312.00,00. Já em Araguari, no ano de 2023 a Prefeitura de Araguari investiu aproximados 250 mil reais em cursos profissionalizantes, com prospecção de mais 300 mil para 2024. Nas aulas de robótica para alunos de escolas municipais, em 2023 o investimento foi de mais de 380 mil reais, e é esperado o valor de 400 mil para o ano de 2024.
Modernização nas estruturas SESI e SENAI da região
Este será outro ponto a ser abordado nas reuniões e compromissos do presidente na região. Em Araguari está previsto para 2025 a construção de mais 12 novas salas com capacidade para 40 alunos cada, que serão utilizadas pelos alunos do SESI e SENAI do município. Já em Uberlândia, além da expansão do SESI e projeto de reabertura do laboratório de alimentos do SENAI, um ginásio será construído no Clube SESI Gravatás, com o objetivo de abrigar os projetos de esporte realizados em parceria com o SESI citado e a Futel (Fundação de Esporte, Lazer e Cultura de Uberlândia).