A FIEMG Regional Zona da Mata apoiou o Centro Industrial de Juiz de Fora (CIJF) na realização de um Café Empresarial de Integração Institucional, reunindo lideranças empresariais, representantes do poder público e instituições de segurança. O encontro aconteceu no dia 9 de fevereiro, na sede do CIJF, e teve como destaque a apresentação oficial do tenente-coronel Fabrício Silva Araújo, novo comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Juiz de Fora.
Com foco no fortalecimento do relacionamento entre o setor produtivo, o poder público e as forças de segurança, a iniciativa buscou estimular o diálogo, a cooperação e a construção de parcerias voltadas à segurança das empresas, ao desenvolvimento industrial e à qualidade de vida da população.
A abertura foi conduzida pela presidente do CIJF e do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Juiz de Fora (SIA-JF), Flávia Gonzaga, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a relevância simbólica da agenda. Ela lembrou que, em 19 de junho, o Centro Industrial completará 100 anos, celebrando um século de contribuição para o desenvolvimento do município. “Agradeço a participação e parceria de cada um de vocês, pois realmente acredito na força da união para a promoção do desenvolvimento, segurança e qualidade de vida”, disse.
Representando a FIEMG e reforçando o apoio da Federação à construção de um ambiente empresarial mais estruturado e seguro, a presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares e das Indústrias de Malharias de Juiz de Fora (Sindivest JF-GV), Mariângela Miranda Marcon, destacou a importância do fortalecimento do relacionamento entre indústria, governo e instituições de segurança. Segundo ela, Juiz de Fora vive um movimento de preparação para retomar o protagonismo que já exerceu no cenário regional.
Para Mariângela, a integração institucional precisa estar orientada pelo coletivo e pelo bem-estar das pessoas. “A vida é o nosso valor maior. Quando pensamos no coletivo, conseguimos alinhar esforços e construir parcerias de verdade. Muitas boas ideias se perdem por falta de engajamento, e é justamente esse compromisso conjunto que precisamos resgatar, com foco na geração de emprego e renda e no desenvolvimento da cidade”, afirmou.
Na ocasião, Mariângela também destacou mudanças recentes relacionadas à atuação da FIEMG na região, como a transferência da Regional Zona da Mata para o Granbery. Ela informou que o antigo prédio do Bairro Industrial será destinado à instalação de uma nova unidade do SENAI, reforçando a continuidade dos investimentos em qualificação e capacitação profissional. A presidente apresentou ainda o projeto de criação de um Conselho Estratégico para a Zona da Mata, reunindo empresas com participação efetiva na geração de emprego e renda, e ressaltou a importância do apoio de instituições interessadas em colaborar com a iniciativa.
A agenda contou também com a presença dos presidentes Carlos Eduardo Manera (Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Juiz de Fora – Sinduscon-JF), e Heveraldo Castro (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora e Região – Sindipan-JF). Na ocasião, o general de brigada Marcelo Pontes, comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha de Juiz de Fora, que está há 6 meses na cidade e se colocou à disposição para estabelecer parcerias e contribuir com projetos conjuntos. Ele destacou que o Exército atua na formação dos jovens como soldados e cidadãos e reforçou a importância do trabalho integrado entre as instituições. Mencionou ainda o programa Banco de Talentos, que cadastra pessoas com diversas formações e especialidades para inserção no mercado de trabalho após o período do serviço militar.
Já o coronel Joselito Oliveira de Paula, que assumiu o comando do 3º Comando Operacional de Bombeiros (3º COB) em Juiz de Fora há 5 meses, reforçou que o Corpo de Bombeiros está pronto para apoiar o município, defendendo a necessidade de desmistificar a ideia de que a corporação atua como entrave ao empreendedorismo. “Minas é referência nacional em segurança. É preciso somar esforços e crescer juntos”, disse.
Ao ser apresentado oficialmente, o tenente-coronel Fabrício Silva Araújo destacou a importância da aproximação com a FIEMG e com o setor produtivo, defendendo que o diálogo é o caminho para resultados consistentes. Segundo ele, a atuação deve seguir uma linha de prevenção e segurança, fortalecendo conexões institucionais para avançar em soluções para a cidade.
Representando o Executivo municipal, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignácio Delgado, destacou que uma cidade agradável, com infraestrutura urbana acolhedora, é essencial para o desenvolvimento dos negócios. Ele defendeu que Juiz de Fora mantenha o exercício de liderança regional e ressaltou a força do mercado de trabalho local. “Juiz de Fora só perde em geração de empregos para Belo Horizonte, que tem cinco vezes mais habitantes. Vamos trabalhar juntos!”, disse.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG








