Entre os dias 02 e 12 de novembro, empresários mineiros terão a oportunidade de conhecer todas as possibilidades que o pujante mercado chinês tem a oferecer. Capitaneados pela FIEMG e pelo governo de Minas Gerais, a delegação contará com aproximadamente 180 participantes e tem como objetivo promover negócios e investimentos, fortalecendo as relações bilaterais entre MG e a China.
Além do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, teremos representantes da Zona da Mata (Juiz de Fora e Ubá) na comitiva de empresários. São eles: Heveraldo Lima de Castro, presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindipan-JF (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora e Região); Aurélio Marangon Sobrinho, diretor da FIEMG Regional Zona da Mata e presidente do Sinduscon-JF (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora); Mariângela Miranda Marcon, presidente da Câmara do Vestuário e Acessórios da FIEMG e do Sindivest-JF (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora); Aureo Calçado Barbosa, presidente do Intersind (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá); e Flávia Gonzaga Costa, presidente do SIA-JF (Sindicato das Indústrias de Alimentação de Juiz de Fora) e do Centro Industrial de Juiz de Fora.
Na programação da comitiva, está prevista visita à Feira China Import International Expo (CIIE). Considerada uma das dez maiores feiras multissetoriais mais importantes do mundo, o evento visa estimular as importações por parte das empresas chinesas e será realizado de 5 a 10 de novembro, na cidade de Xangai.
“A última edição contou com a participação de 2.800 empresas de 127 países e abrangeu diversos setores, incluindo bens de consumo, tecnologia e inovação. Os organizadores estimam que as transações durante a feira alcancem a marca de US$ 73 bilhões, um aumento de 3,9% em relação à edição anterior, com uma ampla cobertura da mídia internacional que reuniu mais de 2.800 jornalistas na última edição”, explica Rebecca Macedo, gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEMG.
Os integrantes da Missão China também terão a oportunidade de participar de iniciativas estratégicas como o “Brazil China Business Fórum”, evento voltado para a promoção de discussões sobre temas fundamentais, relacionados ao desenvolvimento econômico e à atração de investimentos. Este fórum, que ocorrerá em Xangai, reunirá empresas e autoridades governamentais de ambos os países, para discutir tópicos como o potencial de atração de investimentos para Minas Gerais, transição energética, energias renováveis e as oportunidades oferecidas pelo lítio, nióbio e silício como elementos impulsionadores da reindustrialização do Brasil.
Missão China – A iniciativa, realizada pela FIEMG em parceria com o governo de Minas Gerais, terá uma robusta agenda de visitas técnicas a empresas inovadoras, à feira CIIE e a parques tecnológicos visando ampliar as parcerias comerciais, prospectar novas tecnologias e promover o estado. “É uma valiosa oportunidade para fortalecer os laços comerciais entre o estado e a China”, comenta Macedo, esclarecendo que, durante a Missão China a delegação institucional cumprirá agenda de atração de investimentos nas cidades de Nanjing, Xuzhou e Pequim, bem como em Xangai.
A Missão conta com o patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), Vale, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), J.Mendes e Gerdau, parceria da Arcelormittal e Samarco e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC).