A FIEMG está promovendo, até o dia 8 de agosto, o “Projeto Dirigente 2024” na cidade de Araxá. Com foco nos temas “Inteligência Artificial” e “Descarbonização”, o projeto teve início no dia 6 de junho e visa reunir lideranças sindicais da indústria mineira para discutir propostas e estratégias que aumentem a competitividade do setor.
Os presidentes de Sindicatos foram divididos em três grupos para participação nos encontros nos meses de junho, julho e agosto. Representando a Zona da Mata, estiveram presentes nesta segunda edição do evento, realizada de 11 a 14 de julho, os presidentes Heveraldo Lima de Castro (Sindipan-JF), também diretor da FIEMG Regional ZM; Ana Lúcia Machado Sabino (Metal JF); Henrique Thielmann (Sinquifar) e José Roberto Schincariol (Sindivest-SJN).
O Projeto Dirigente de julho contou com as seguintes apresentações:
Inteligência Artificial e suas Aplicabilidades: apresentação realizada por Ramon Azevedo, CEO da Morada.Ai, abordando as diversas aplicações e impactos da inteligência artificial no setor industrial.
CIT SENAI e o Desafio da Descarbonização da Indústria Mineira e Nacional: palestra ministrada por Rodrigo Araújo, responsável pela prototipação e escalonamento das tecnologias de Descarbonização e Eficiência Energética da cadeia produtiva de minério de ferro e pelotização da Vale.
Além das palestras, o evento proporcionou momentos de conexão para geração de negócios e dinâmicas de aplicabilidade sobre o tema Inteligência Artificial.
O Projeto Dirigente visa desenvolver e capacitar lideranças sindicais, fortalecendo a representatividade do setor industrial em Minas Gerais. Este ano, o evento conta com o apoio da Mais Previdência, VM&S Advogados e das empresas Ferrero Rocher, Sertanitos, OR Natural, Avatim, Bemplast e HR Office.
Com essa iniciativa, a FIEMG busca promover a capacitação dos dirigentes sindicais e incentivar práticas inovadoras e sustentáveis na indústria, alinhando-se às demandas globais por tecnologia avançada e sustentabilidade ambiental.