A FIEMG Regional Zona da Mata foi palco de um encontro essencial para empresas que buscam oportunidades de financiamento para projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação. Organizado pela Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais (inserida na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico), o evento aconteceu no dia 25 de janeiro, oferecendo uma visão abrangente das modalidades reembolsáveis e não reembolsáveis disponíveis.
Durante a reunião, foram apresentadas pela diretora de Fomento à Pesquisa e Transferência de Tecnologia, Gláucia Silva, oportunidades específicas para impulsionar projetos inovadores, explorando os recursos disponíveis para o setor de Ciência, Tecnologia e Inovação. “A presença de representantes das empresas aqui neste encontro é fundamental para enriquecer as discussões, compreender as perspectivas promissoras dessas oportunidades e estabelecer uma visão colaborativa para o avanço do setor”, disse ela.
O presidente da FIEMG Regional ZM e do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora e Região (Sindipan-JF), Heveraldo Lima de Castro, participou do encontro, que contou ainda com a presença do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Subsecretaria, Filipe Figueiredo; do assessor da Invest Minas na Zona da Mata, Igor Burkowski; e de mais de 40 empresários locais interessados nas possibilidades de crescimento de suas indústrias.
Gláucia Silva destacou que as linhas de financiamento propostas são voltadas para a competitividade, melhoria de processos, desenvolvimento de novos produtos e expansão dos negócios. Já Igor Burkowski ressaltou que Minas vem trabalhando para atrair novos investimentos e que o governo estadual quer ajudar os empresários de todos os níveis e portes a avançarem e terem seus projetos viabilizados. “Queremos trazer novas empresas para a cidade, tornar a região tecnicamente mais forte. E isso passa também pela formação profissional, como a oferecida por meio do programa Trilhas de Futuro, oportunizado pelo governo de Minas em parceria com instituições de ensino, como o SENAI ”, disse.
O presidente Heveraldo Castro afirmou que precisamos também fortalecer as empresas que já atuam em Juiz de Fora e da Zona da Mata, assim como mostrar as facilidades que a região oferece aos investidores. “E a FIEMG tem todas as condições de dar suporte a esses empresários. Juiz de Fora tem áreas prontas para receber empresas, temos o Porto Seco, o Aeroporto Regional e muitas outras vantagens”, disse. Gláucia Silva concordou dizendo que a cidade tem atuação empresarial robusta, institutos federais, universidades, boa infraestrutura, ótima logística e um histórico de grandes projetos.
Ao final do encontro, os representantes da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais e da Invest Minas atenderam os empresários de forma personalizada.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG