A FIEMG promoveu entre os dias 8 e 11 de agosto, a terceira edição do “Projeto Dirigente 2024”, em Araxá. O encontro teve por objetivo reunir lideranças sindicais da indústria mineira para discutir propostas e estratégias que aumentem a competitividade do setor. Este ano o encontro teve como tema “Inteligência Artificial” e “Descarbonização”, contando com palestras de lideranças de renome para aprofundar o assunto. Representando a Zona da Mata, participaram desta edição do evento os presidentes Carlos Eduardo Manera (Sinduscon-JF); Jayme Carvalho (Simelp-Barbacena); João Luis Rocha (Sindimeias-JF); Mariângela Marcon (Sindivest-JF) e Sérgio Picoli (Sindigraf-JF).
Foram tratados os seguintes temas: “Inteligência artificial e suas aplicabilidades “, por Ramon Azevedo, CEO da Morada; “O desafio da descarbonização na indústria mineira e nacional”, por Luiz Cláudio Melo, doutor em Química pela UFMG e pesquisador líder do CIT/SENAI; “A inovação na indústria”, por Rodrigo Carazolli, diretor de Transformação do Negócio da ArcelorMittal; e “O Monza da Iris: uma abordagem sobre inovação colaborativa, pessoas e redes”, por Gustavo Macena, superintendente de Negócios do IEL e especialista em Indústria 4.0 e Inovação Aberta.
Além das palestras, os participantes tiveram momentos de conexão para geração de negócios e dinâmicas de aplicabilidade sobre o tema Inteligência Artificial. O Projeto Dirigente visa desenvolver e capacitar lideranças sindicais, fortalecendo a representatividade do setor industrial em Minas Gerais. Este ano, o evento contou com o apoio da Mais Previdência, VM&S Advogados e das empresas Ferrero Rocher, Sertanitos, OR Natural, Avatim, Bemplast e HR Office. Com essa iniciativa, a FIEMG busca promover a capacitação dos dirigentes sindicais e incentivar práticas inovadoras e sustentáveis na indústria, alinhando-se às demandas globais por tecnologia avançada e sustentabilidade ambiental.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG