O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), Carlos Eduardo Manera, foram homenageados com a Comenda Daniel Pinto Corrêa, outorgada pela Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF) em solenidade realizada no dia 18 de julho, na sede da entidade, em Juiz de Fora.
Durante o evento, que celebrou também o aniversário de 128 anos da Associação Comercial, foram homenageadas 11 personalidades que se destacaram em sua área de atuação pelos relevantes serviços prestados à comunidade. O diretor da FIEMG Regional Zona da Mata e presidente do Sindipan-JF, Heveraldo Castro, também esteve presente na cerimônia, juntamente com autoridades políticas, empresariais e outros presidentes de Sindicatos da região.
De acordo com o presidente da ACEJF, Aloísio Vasconcelos, a honraria recebe o nome de um dos empresários fundadores e primeiro presidente da Associação Comercial, e os agraciados com o Mérito foram definidos através de um Conselho formado pelos diretores da entidade. Dentre as indicações recebidas, os 11 comtemplados desta edição foram os mais votados e receberam aprovação unânime do Conselho.
Além de Flávio Roscoe e Carlos Eduardo Manera, também receberam a Comenda Daniel Pinto Corrêa: Adauto Pereira (Almais Esquadrias de Alumínio); Felipe Fortes (Sr. Agranel); Fernando Passalio (secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais); Flávio Santos (Aeroporto da Zona da Mata); Ignacio Delgado (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Juiz de Fora); Lúcio Lemos (Laboratório Lemos); José Ventura (Sinepe-JF – Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino na Região Sudeste de Minas Gerais); João Roberto Lobo (Sebrae-JF); e General Ricardo Augusto Montela (comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha).
O secretário Fernando Passalio falou oficialmente em nome dos homenageados e destacou a importância dos empresários que, ao assinarem carteiras de trabalho, estão praticando a melhor política social que existe. “Todos os empresários são empreendedores sociais, não só aqueles que praticam projetos sociais, e todos eles merecem o nosso reconhecimento por terem impacto social e promoverem o desenvolvimento da economia”, disse.
Já o presidente do Sinduscon-JF, Carlos Eduardo Manera, ressaltou que foi com imenso orgulho e gratidão que recebeu a Comenda Daniel Pinto Corrêa, que marca os 128 anos da entidade. “Este reconhecimento é um incentivo e reafirma meu compromisso com o desenvolvimento sustentável e inovador de Juiz de Fora e de toda a Zona da Mata mineira. Compartilho essa honraria com minha família, com a diretoria e associados o Sinduscon-JF e com os presidentes de Sindicatos da FIEMG Regional ZM. Juntos, continuaremos a trabalhar para promover o crescimento econômico e social de nossa região, com ainda mais determinação”, disse.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, disse estar muito honrado com a homenagem e ainda destacou a importância da educação para o desenvolvimento do estado, citando a chegada do ensino SESI a Juiz de Fora. “Temos que tornar a escola mais acolhedora para os jovens da atualidade e o SESI tem essa sensibilidade. Somos a primeira escola do mundo a ter robôs colaborativos dentro do ensino básico, atualmente trabalhamos com realidade aumentada e nossa equipe de Robótica de Barbacena ficou em terceiro lugar no mundial realizado em Houston. Isso tudo é fruto dessa pegada do SESI que vai chegar a Juiz de Fora. Vamos ser portadores de futuro aqui também, na escola SESI Granbery”, disse.
Antes do evento, aproveitando a viagem a Juiz de Fora, o presidente Flávio Roscoe fez uma visita às instalações onde irá funcionar, a partir de 2025, a Escola SESI Granbery, acompanhado pelo diretor Heveraldo Castro e pelos gerentes Humberto Rezende e Vander Montesse. “Em breve teremos mais uma excelente escola SESI por aqui, com toda a metodologia pedagógica de vanguarda da rede, para atender alunos do ensino Infantil, Fundamental e Médio. São mais de 40 escolas que serão abertas até o final de 2025 em todo estado e temos a previsão de chegar a 320 mil alunos”, ressaltou.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG