A produção da indústria mineira apresentou crescimento em maio, após seis meses consecutivos de retração. É o que aponta a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada em 26 de junho, pela FIEMG.
Segundo o levantamento, o índice que mede a evolução da produção alcançou 51,6 pontos no mês, indicando aumento da atividade. A alta foi influenciada pelo maior número de dias úteis em maio e representa um avanço de 3,3 pontos em relação a abril.
Por outro lado, o nível de emprego industrial registrou uma queda mais acentuada, com o índice recuando para 48,8 pontos. O resultado mostra uma diminuição de 0,9 ponto na comparação com abril, quando o índice estava em 49,7 pontos.
Os estoques de produtos finais também cresceram e, pelo segundo mês consecutivo, ficaram acima do nível planejado pelas empresas. O dado sugere que a demanda por bens industriais foi inferior à esperada.
Apesar disso, as expectativas dos industriais mineiros permanecem positivas. Os indicadores de demanda, compra de matérias-primas e número de empregados para os próximos seis meses continuam acima dos 50 pontos e apresentaram avanços em relação ao mês anterior.
Outro destaque é o crescimento das intenções de investimento, que atingiram 58,6 pontos em junho. O índice está acima da média histórica e revela maior propensão das empresas a investir, mesmo diante das incertezas do cenário econômico.
Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.
Fernanda Borges
Imprensa FIEMG