A data de 08 de julho foi reservada para discutir o desenvolvimento econômico da Zona da Mata. Na ocasião, o Instituto Paraibuna realizou, no Trade Hotel, em Juiz de Fora, o I Mosaico Paraibuna. O evento promoveu debates e apresentações que reuniram lideranças empresariais, influenciadores digitais, atores políticos e expoentes da academia para discutir os caminhos do crescimento regional.
O presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindipan-JF, Heveraldo Castro, participou do evento, juntamente com o diretor da Regional e presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho; a presidente do Sindivest-JF e da Câmara da Moda da FIEMG, Mariângela Marcon; a presidente do Centro Industrial de Juiz de Fora e do Sindicato de Alimentação, Flávia Gonzaga; e o presidente do Conselho de Política Econômica da FIEMG, Tadeu Monteiro, entre outras lideranças.
O evento foi aberto pelo médico e ex-secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, que apresentou o Instituto Paraibuna à sociedade. “Nosso intuito com este evento é fazer um mosaico de ideias, peças diferentes que se organizam em prol de um objetivo maior. Precisamos identificar onde somos bons, nosso potencial e onde precisamos nos desenvolver”, disse.
Em destaque, houve a participação online e ao vivo do governador de Minas, Romeu Zema. Segundo ele, o evento toca num tema relevante para a Zona da Mata. “Conhecemos mais a fórmula do fracasso do que a do sucesso. Já é um avanço se não fizermos o que é errado, buscando o que é certo. Vamos nos firmar nos avanços, não permitir retrocesso. Sempre é possível avançar mais e a Zona da Mata pode contribuir muito com a economia mineira”, disse.
O primeiro painel de debates foi coordenado por Tadeu Monteiro, também membro do Instituto. O assunto tratado foi o gargalo da indústria da Zona da Mata, como superá-lo e como recolocar a região no protagonismo do desenvolvimento. Participaram também deste momento o deputado estadual Noraldino Júnior; o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade de Juiz de Fora, Ignácio Delgado; e o professor de Economia da UFJF, Ferando Perobelli.
A segunda mesa de debates abordou os empreendimentos imobiliários em Juiz de Fora e como desenvolver a cidade mantendo a qualidade de vida. Este painel contou com a participação de Igor Burkoviski, do Instituto Paraibuna; Eduardo Lucas, do Instituto Pensando em Juiz de Fora; P.C. Lourenço, arquiteto e urbanista; e Wilson Rezato, engenheiro e empresário. Foram destacadas as cidades sustentáveis e inteligentes.
A presidente do Sindivest-JF e da Câmara da Moda da FIEMG, Mariângela Marcon, apresentou a palestra “Defesa de interesse empresarial: propostas de soluções pragmáticas para débitos estaduais e federais”. Segundo ela, nosso país possui um sistema tributário complexo e caro, com um conjunto enorme de regras prejudiciais. Mariângela apresentou números da inadimplência e débitos de pessoas físicas e jurídicas e indicou, como possíveis soluções, a reabertura do PERT (Programa Especial de Regularização Tributária), para débitos federais. No caso de débitos estaduais, citou a implantação de leis como as criadas no Espírito Santo, para débitos de ICMS, e Pernambuco, que parcela débitos de ICM e ICMS. A justificativa é que o valor arrecadado com o pagamento dos impostos pode ser investido em áreas importantes como saúde, infraestrutura, educação, segurança, gerando benefícios para o governo, empresas e população.
De acordo com Mariângela Marcon, as empresas em situação financeira precária pedem e precisam de uma medida de salvaguarda de tutela política governamental para continuarem sua trajetória produtiva na geração de emprego e renda. Muitos empresários querem preservar seus ativos e um deles é o bom nome de suas empresas, mas para isso precisam de ajuda. “Somos a locomotiva do crescimento. Somos os geradores de emprego e renda. Sem o fruto do trabalho da indústria não sairemos do lugar. É preciso que os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário respeitem a nossa importância no cenário e trabalhem coesos em nosso favor. Precisamos reacender a nossa importância e, para isto, adotar uma visão coletiva não só de crescimento e enriquecimento, mas também de cunho social”, disse.
Ainda na parte da manhã, o representante da Invest Minas, João Paulo Braga, apresentou oportunidades de investimentos para Minas e Zona da Mata. “Não adianta olhar para o passado, temos que focar nas oportunidades que o futuro nos apresenta”, disse. Em seguida, representantes de entidades da cidade manifestaram apoio ao desenvolvimento econômico de Juiz de Fora: Heveraldo Castro (FIEMG Regional Zona da Mata); Mariângela Marcon (Sindivest-JF); Flávia Gonzaga (Centro Industrial); Aloísio Vasconcelos (Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora); Célio Chagas (Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região); e João Mattos (Câmara de Dirigentes Lojistas).
Heveraldo Castro destacou a importância de discutir as possibilidades de empreender e crescer em Juiz de Fora e região: “ Temos um grande potencial para o desenvolvimento econômico, social e cultural, e é nosso dever enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam”. Para ele, são primordiais a melhoria da infraestrutura, com o aprimoramento das rodovias; o fornecimento de energia elétrica e atração de novos empreendimentos. Ele ressaltou o grande investimento que a FIEMG vem fazendo na educação, com a reforma e implantação de novas escolas SESI e SENAI, como a nova unidade SESI de Juiz de Fora, que já se encontra em fase de licitação para construção.
Após o almoço, foi realizada a palestra “Desenvolvimento Econômico: o case de Extrema, apresentado por Adriano Carvalho, especialista em desenvolvimento econômico municipal. Em seguida, a mesa de debates “Empreender com segurança: desafios da segurança pública para a garantia da atividade empresarial”, com Flávio Mattos (Centro JF); a deputada estadual Delegada Sheila; o vereador Mello Casal e Guilherme Duarte (ACEJF). A última palestra do dia foi “Ideias Radicais: o gabinete da liberdade”, com Raphael Lima.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG