No dia 11 de junho, 23 personalidades físicas e jurídicas foram reconhecidas pela Medalha do Mérito do Legislativo 2024, outorgada pela Câmara Municipal de Juiz de Fora. Entre os homenageados estavam o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora e Região (Sindipan-JF), representado por seu presidente Heveraldo Lima de Castro, também diretor da FIEMG Regional Zona da Mata, e Flávia Gonzaga Costa, presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Juiz de Fora (SIA-JF) e do Centro Industrial de Juiz de Fora (CIJF).
A homenagem é um reconhecimento público de ações humanitárias, sociais e de impulso para o desenvolvimento que possibilitam a milhares de cidadãos uma cidade melhor, mérito concedido a pessoas e entidades que contribuem para o bem da sociedade e para o crescimento de Juiz de Fora.
O presidente da Câmara, José Márcio Lopes Guedes (Zé Márcio-Garotinho) destacou o papel social da Medalha. “Ao honrar essas personalidades e entidades, reafirmamos nosso compromisso com os ideais de progresso e excelência que orientam Juiz de Fora. Ao concedermos o Mérito Legislativo refletimos nosso reconhecimento àqueles cujas contribuições notáveis vão além dos limites físicos de nossa cidade, ajudando a construir um presente promissor e um futuro que exige nosso contínuo empenho”, disse.
Em nome de todos os homenageados, o líder sindical Sérgio Félix falou sobre o protagonismo das pessoas na construção de Juiz de Fora, e destacou o trabalho do Legislativo. “Que possamos continuar em nossa caminhada. Uma medalha como essa é um reconhecimento para levarmos para a vida inteira. Além de trazer o reconhecimento de uma instituição séria, competente, efetiva e austera, que é a Câmara Municipal de Juiz de Fora”.
O presidente do Sindipan-JF, Heveraldo Castro, recebeu com muito orgulho a homenagem e ressalta que o Sindicato tem uma história de 35 anos marcada pelo empenho em fortalecer o setor, sempre promovendo ações e projetos que contribuem para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Ano passado o Sindicato realizou o projeto ‘Memorial do setor de Panificação em Juiz de Fora: os sabores do passado que fazem nosso presente’, que destacou a importância das panificadoras na identidade cultural da cidade. O projeto culminou em uma exposição de painéis históricos e a promessa de uma futura publicação sobre a história da Panificação em Juiz de Fora.
“Este reconhecimento é um incentivo para que o Sindipan-JF continue sua trajetória de sucesso, contribuindo para o fortalecimento do setor e para a preservação da memória cultura de Juiz de Fora. Continuaremos trabalhando para preservar as tradições locais, mas também mantendo nosso compromisso com a excelência e a inovação. Agradecemos muito por esta honraria”, disse.
Já Flávia Gonzaga é proprietária da empresa Condimentos Portuense, presidente do SIA-JF e a primeira mulher a presidir uma entidade centenária, o CIJF. É conselheira do SENAI e faz parte do Fórum de Desenvolvimento Econômico de Juiz de Fora, da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região e de vários conselhos municipais, como o Comdeti (Conselho Municipal de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação) e o Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente). “ Foi com imensa honra e profunda gratidão que recebi esta honraria em representação às indústrias, pois trata-se de um reconhecimento significativo do trabalho e do compromisso que temos em promover o desenvolvimento econômico e social de nossa comunidade”, afirmou.
“Este reconhecimento é fruto do esforço conjunto de todos os profissionais que se dedicam diariamente ao crescimento sustentável de nossas indústrias. Esta medalha é um símbolo de nossa responsabilidade e um incentivo para continuarmos buscando inovação, excelência e progresso. E assim reafirmo meu compromisso de seguir trabalhando com integridade e dedicação para fortalecer ainda mais o setor industrial, contribuindo para o desenvolvimento de nossa sociedade e para a criação de novas oportunidades”, afirma.
.
Colaboração: Câmara Municipal de Juiz de Fora e Sindipan-JF
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG