No último dia 4 de março de 2024, ocorreu uma assembleia histórica para o setor têxtil de Juiz de Fora. O Sindicato das Indústrias de Meias de Juiz de Fora (Sindimeias-JF) e o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Juiz de Fora (Sinfitece-JF) se uniram em uma Assembleia Geral Conjunta para autorizar a realização do processo de incorporação sindical entre ambas as entidades.
Nesta assembleia, estiveram presentes os presidentes João Luis Rocha do Amaral (Sindimeias) e Marcelo Assis (Sinfitece), além de representantes das indústrias associadas de cada um dos sindicatos envolvidos, e a advogada da área de Desenvolvimento Sindical da FIEMG, Naiara Heloisa Silva Mendicino, que deliberaram sobre a pauta proposta. Por unanimidade, foi aprovada a unificação dos sindicatos através do processo de incorporação, marcando um momento significativo para o setor têxtil da região.
Na oportunidade, também foram aprovados o novo estatuto e regulamento eleitoral, em função da autorização do processo de incorporação sindical. Com esta decisão unânime, os sindicatos unidos estarão mais fortes e representativos, cumprindo com mais excelência, efetividade e eficiência o seu principal objetivo: a defesa de interesses das categorias que representam, dentre outros.
Assim como ocorreu recentemente com o Sindivest JF-GV e o Sindimalhas-JF, que se uniram em prol do desenvolvimento do setor, a unificação entre o Sinfitece e o Sindimeias também promete fortalecer a indústria têxtil local. O processo de fusão entre os dois sindicatos visa não apenas fortalecer a representatividade do setor, mas também otimizar esforços e recursos para atender de forma mais eficaz às necessidades das empresas associadas.
Esta unificação marca um novo capítulo na história do setor têxtil de Juiz de Fora, demonstrando a capacidade de adaptação e colaboração das entidades sindicais em busca do fortalecimento e crescimento contínuo da indústria local.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG