Profissionais da rede de biblioteca SESI/SENAI participaram, no fim de março, de um evento em comemoração ao Dia do Bibliotecário realizado em Belo Horizonte. O Auditório Adriana Bogliolo, da Escola de Ciência da Informação (ECI), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sediou a iniciativa, que teve como temática as tendências e inovações em bibliotecas.
Por meio de palestras, o evento debateu soluções para o futuro da biblioteconomia, buscando caminhos para tornar esses espaços mais inclusivos. Para Gilmara Silva, analista de projetos educacionais da Gerência de Educação Básica (GEB), a ação representou “uma oportunidade ímpar para destacar e celebrar as práticas de sucesso implementadas em bibliotecas, arquivos e museus, oferecendo novas perspectivas e insights valiosos para o desenvolvimento profissional”.
“Eu gosto de pensar que a inovação está dentro da gente e que não precisamos criar algo novo, extremamente tecnológico. A gente pode inovar com pouco ou quase nada. Basta querer. Ações simples do cotidiano são valiosas para nós nesse contexto de inovação”, disse a bibliotecária na Escola SESI Benjamim Guimarães, Denise Cardozo, que participou também do evento.
Além de Gilmara e Denise, Edvânia Guedes, Rejane Oliveira e Elaine Araujo representaram a rede SESI/SENAI no encontro, promovido pelo o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) em parceria com a UFMG.
Com informações do CRB-6