Descubra a iniciativa que vai te levar ao topo do mercado audiovisual! Apresentamos a Escola SENAI do Audiovisual, o lugar perfeito para você se destacar e se tornar um profissional completo nesse universo fascinante.
Nossos cursos, oficinas, debates e palestras são especialmente elaborados para impulsionar sua formação técnica e aperfeiçoamento profissional. Queremos que você compreenda toda a dinâmica da cadeia produtiva do audiovisual, dominando o diálogo com os diversos setores que compõem as indústrias dentro do mercado independente, tanto no Brasil como no exterior.
Prepare-se para atuar em um contexto global, conectando-se com profissionais de renome e explorando seu potencial ao máximo. Além disso, ao fortalecermos uma rede de agentes criativos, juntos garantiremos a sustentabilidade da produção cultural local, promovendo sua difusão, circulação e acesso em todo o estado.
Não perca essa oportunidade de fazer parte dessa jornada de sucesso. Confira todas as ações imperdíveis que preparamos para você no Projeto Escola SENAI do Audiovisual. Prepare-se para alcançar novos patamares e se destacar nesse mercado apaixonante. Seu futuro começa aqui!
INTRODUÇÃO A ANIMAÇÃO – STOPMOTION
O curso de introdução a animação em formato stopmotion tem como proposta apresentar aos participantes a história do cinema de animação no Brasil e no Mundo, ensinar elementos básicos da linguagem cinematográfica para o cinema de animação, práticas de roteiro, movimentos em animação, gravação e edição para pequenos conteúdos audiovisuais.
Educador
Erick Ricco é nascido em Belo Horizonte e atua como diretor e diretor de fotografia. Formado em Comunicação Social pela UFMG e pós-graduado em Direção de Fotografia pela ESCAC (Espanha).
“Cabeça de Ovo 1.0”, mini-série de animação que escreveu e dirigiu, foi exibida no Festival Anima Mundi e finalista do FICI – Prêmio Brasileiro de Cinema Infantil. “Balanços e Milkshakes”, curta-metragem que assina o roteiro e a direção, foi premiado no Festival Internacional de Curtas de São Paulo e exibido nos Festivais de Guadalajara e Havana, dentre outros. O filme integrou a Mostra Retrospectiva de Cinema de Animação Brasileiro e entrou para a lista de 100 Melhores Animações Brasileiras. Trabalha na criação da série infantil “Egghead”, produzida pelo Copa Studio, empresa duas vezes indicada ao Emmy Internacional.
Como fotógrafo, foi indicado ao Prêmio da Associação Brasileira de Cinematografia pelo curta-metragem “Carne Fresca”. Tem ampla experiência na produção para animação stop motion, tendo assinado a série “Primeiros Socorros na Escola”, produzida para o canal Futura, e a série “Gildo” produzida pela Coala Filmes.
Carga Horária: 80 horas/aula
Local: Escola Senai de Audiovisual – Cataguases
Datas: 09 de Outubro a 09 de Novembro de 2023
Horário: 18:30 as 22:30h
Esta oficina se dedica a compreensão de técnicas para captação de som direto para cinema, suas aplicabilidades para o audiovisual de maneira ampla e conceitos de edição de som para filmes e conteúdos audiovisuais.
Educador:
Tiago Resende – Coordenador Musical, Editor de Música, Compositor
Coordenador musical e editor de Música na INPUT | artesonora, produtora brasileira especializada em finalização de som e supervisão musical para audiovisual, Tiago já participou de mais de 100 projetos audiovisuais entre longas, curtas e médias-metragens, séries para Netflix, Amazon Prime, Disney Channel, NatGeo, Discovery, Globo, TV Cultura e outros. Como editor musical, trabalhou em filmes como “Como se tornar o Pior Aluno da Escola”, Terapia do Medo, em séries como Bugados, Brasil Selvagem, Soltos em Floripa, “Vai Pra Cima, Fred”, Turma da Mônica – Laços de Amizade, entre outras. Como coordenador musical, coordenou Juacas (indicada ao Emmy Kids de 2020), Soltos em Floripa, Brasil Selvagem, “Vai Pra Cima, Fred”, Hello Kitty & Amigos – Chef Star, Turma da Mônica – Laços de Amizade e Tudo Igual… SQN, atualmente no Top 10 das séries mais assistidas da América Latina. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em cinema pela AIC, ainda foi professor de Cinema Digital em cursos no SESI Uberaba e pela Prefeitura de Uberaba nos anos de 2007 até 2010
Carga Horária: 20H
Data: 11 a 15 de setembro de 2023
O curso de Preparação de atores e atrizes para o cinema é destinado ao desenvolvimento de habilidades diante da câmera, compreensão espacial, interpretação direcionada e linguagem cinematográfica. É destinado a atores e atrizes de teatro, diretores, assistentes de direção e público interessado e desenvolvimento artístico integrado.
Carga Horária: 20H
Data: 20 a 24 de novembro de 2023
Oficina gratuita
|
Início 25/07/23 (NOVA DATA) – 19h às 22h30 | Duração 20 dias O Vídeo Mapping é uma nova técnica decriação audiovisual digital que consiste em ajustar de modo preciso uma imagem de vídeo a superfície de um objeto. O principal objetivo do curso é oferecer uma visão ampla sobre as técnicas e aplicações do Vídeo Mapping e oferecer conhecimentos para o desenvolvimento de um projeto. Público-alvo: Animadores gráficos, editores de vídeo, interessados em criação audiovisual. Educador: Ricardo Cançado |
Disciplina direcionada a realizadores e produtores. Seu principal objetivo é o estudo da formatação e dos fundamentos para elaboração de projetos audiovisuais, do Argumento ao Pitching (apresentação verbal de um projeto perante uma comissão), nos formatos Longa-metragem e Séries para TV, nas categorias Ficção, Animação e Documentário, direcionados ao mercado de salas de cinema e de televisão.
Educadora: Júlia Nogueira (Mestre em Estudos Cinematográficos (Universidade de Ohio / EUA / 2009)
No mercado audiovisual desde 2000, Júlia Nogueira é sócia da produtora Camisa Listrada BH, por onde coproduziu os longas de ficção MARIA DO CARITÓ, PREDESTINADO – ARIGÓ E O ESPÍRITO DO DR. FRITZ e DERRAPADA. Em 2022, produziu a série documental COISAS DAQUI, para a Globo em Minas, também exibida na Globoplay e Globo Internacional, e a série de interprogramação em animação PASSAGENS DA INDEPENDÊNCIA, para o Canal Futura e Globoplay. Antes produziu as séries doc EXPEDIÇÕES BURLE MARX e INHOTIM: ARTE PRESENTE (Melhor Série Documental no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019); e o longa doc POR UM TRIZ, pela produtora Camisa Listrada, e as séries doc OFÍCIO DA PALAVRA e MINHA FAMÍLIA É, pela Quarteto Filmes. É coautora do “Guia de Elaboração de Projetos Audiovisuais – Leis de Incentivo e Fundos de Financiamento”, mestre em Estudos Cinematográficos e Estudos Latino-Americanos/Comunicação, pós-graduada em Gestão Cultural e bacharel em Jornalismo.
Dissertação: Mapeamento e Análise do Circuito de Festivais de Cinema da América do Sul – Revalidação: Escola de Belas Artes / UFMG – Bacharel em Jornalismo (PUC-Minas / 1999) Registro de Jornalista Nº: MG06214JP).
Carga Horária: 20 horas/aula
Local: Escola Senai de Audiovisual (Rua Álvares Maciel. 59 – Bairro: Santa Efigênia)
Datas: 10 A 14/07
Horário: 14h às 18h
O curso de Preparação de atores e atrizes para o cinema é destinado ao desenvolvimento de habilidades diante da câmera, compreensão espacial, interpretação direcionada e linguagem cinematográfica. É destinado a atores e atrizes de teatro, diretores, assistentes de direção e público interessado e desenvolvimento artístico integrado.
Educadora: Cyntia Falabella
Preparadora de atores e atrizes para cinema e TV. Como atriz atuou no papel da personagem Mel na Novela “O Clone.”- 2002. Na televisão, Cynthia participou também da novela América de 2005 e do seriado Tempo Final em 2008. No cinema, os trabalhos de Cynthia foram em O Quintal dos Guerrilheiros, curta-metragem de 2005; Os 12 Trabalhos(2006); Batismo de Sangue (2007)[5] é 5 Frações de Uma Quase História (2007). Em 2008, ela e a irmã dividem o palco em A Serpente, última peça escrita pelo dramaturgo Nelson Rodrigues. Em 2010 retornou a televisão na série A Vida Alheia da Rede Globo, nesse mesmo ano esteve no filme Chico Xavier é esteve na peça de teatro TOC TOC – (2010/2011). Ainda em 2011, assinou contrato com o SBT onde roubou a cena na pele da ardilosa Aline, a grande vilã da novela Corações Feridos novela que somente foi ao ar em 2012. Em 2011, com o engavetamento da novela Corações Feridos, Cynthia voltou para a Rede Globo na novela Aquele Beijo onde interpreta Estela, uma das antagonistas da trama. Interpretou Manuela em série da HBO.
Carga Horária: 20 horas/aula
Local: Escola Senai de Audiovisual (Rua Álvares Maciel. 59 – Bairro: Santa Efigênia)
Datas: 10 A 11/08
Horário: 19h às 22h30
Esta oficina será dedicada à Criação e produção de produtos audiovisuais. O processo de criação de uma narrativa cinematográfica. Elementos de um story-boad. A montagem como forma incisiva de construção de uma obra artística: o roteiro (ideia), a realização (produção) e articulação (organização). O conceito de montagem como princípio que rege a organização de elementos fílmicos visuais ou sonoros, ou de agrupamentos de tais elementos justapondo-os, encadeando-os e/ ou organizando sua duração em um filme.
Educador: Bruno Pacheco
Diretor | Produtor | Câmera | Montador/Editor | Finalizador brpacheco.com Bruno Pacheco nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1976. Formado em Publicidade e Propaganda na Faculdade de Comunicação e Artes (PUC Minas), pós-graduado em Cinema no Instituto de Educação Continuada (PUC Minas) e em Artes Plásticas e Contemporaneidade na Escola Guignard (UEMG). É artista visual, documentarista, diretor e produtor audiovisual; especializado em edição e finalização. É sócio da produtora Bezouro, sediada em Belo Horizonte (MG).
Carga Horária: 20 horas/aula
Local: Escola Senai de Audiovisual (Rua Álvares Maciel. 59 – Bairro: Santa Efigênia)
Datas: 11 A 15/09
Horário: 19h às 22h30
Esta oficina se dedica a compreensão de técnicas para captação de som direto para cinema, suas aplicabilidades para o audiovisual de maneira ampla e conceitos de edição de som para filmes e conteúdos audiovisuais.
Educadora: Flora Guerra
Técnica de som há 14 anos. Fundadora da produtora Maré áudio criativo, produz conteúdo sonoro para audiovisual, música e acessibilidade, além de atuar operando som ao vivo, gravação e finalização de áudio para shows e espetáculos. Trabalhou em festivais como Música Mundo, Sonora, Transborda, Virada Cultura, e fez parte da equipe de filmes como Marte Um e Temporada. É realizadora e facilitadora da Oficina de Áudio para Mulheres da Música, e professora de cursos técnicos de áudio.
Carga Horária: 20 horas/aula
Local: Escola Senai de Audiovisual (Rua Álvares Maciel. 59 – Bairro: Santa Efigênia)
Nesta oficina serão transmitidos conhecimentos em técnicas e linguagem audiovisual: movimentos de câmera, ângulos, cenografia, ritmo, som, etc… Linguagem de televisão: codificação audiovisual. Composição cênica e trabalho com atores. Arte e técnica da direção cinematográfica utilizando-se dos aparatos de montagem através do corte. Pós-produção: edição de áudio e vídeo, copiagem. Prática de criação e produção. Práticas de pós-produção. A utilização da linguagem das cores na produção publicitária de comerciais. A dinâmica da computação gráfica em anúncios televisivos e cinematográficos. Análise dos trabalhos realizados ao longo do curso.
Educador: Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza Zenha atua no setor audiovisual há mais de 25 anos. Como produtor e assistente de direção, trabalhou ao lado dos diretores, Tizuka Yamasaki, Sylvio Back, Sergio Machado, Helvécio Ratton e Nelson Pereira dos Santos. Em 2014, foi o diretor e um dos roteiristas e produtores responsáveis por levar O MENINO NO ESPELHO, de Fernando Sabino, para telas de cinema e televisão ao redor do mundo. O filme se tornou sucesso de crítica no Brasil e exterior, sendo comercializado para 16 países da Ásia e Europa. Nos últimos anos, atuou como parecerista em diversos editais pelo Brasil e dirigiu as séries CIENTISTAS BRASILEIROS e MINHA FAMÍLIA É, para a TV Pública e o longa de animação CHEFE JACK – O COZINHEIRO AVENTUREIRO, primeiro longa de animação de MG, lançado pela SONY ENTERTAINMENT em mais de 550 salas em todo o Brasil.
Carga Horária: 20 horas/aula
Local: Escola Senai de Audiovisual (Rua Álvares Maciel. 59 – Bairro: Santa Efigênia)
Datas: 13 A 18/11