Meio ambiente e avanço econômico foram os temas de um painel durante o primeiro dia do Imersão Indústria, que começou nesta terça-feira (1/10), no Minascentro, em Belo Horizonte. Iniciativas e projetos ancorados no desenvolvimento socioambiental e utilização de energia limpa nortearam as apresentações de três gestoras da Eletrobrás que participaram da conversa com o público.
A diretora de Relacionamento com Clientes da empresa, Virgínia Fernandes Feitosa, disse que uma das linhas de atuação da companhia é o contato com as comunidades onde atua, mostrando, sobretudo para essas regiões, a origem da energia fornecida. Nesse contexto, conforme Virgínia, estão o compromisso da Eletrobrás em se tornar “net zero” até 2030, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa nas suas operações, desinvestimento em usinas termelétricas e a conservação das áreas onde a empresa opera.
Com 73,8 mil quilômetros de linhas de transmissão, companhia gera energia em todas as regiões do Brasil, em cinco dos seis biomas nacionais, seja por água, vento ou sol.
Salete Viana da Hora, Diretora de Sustentabilidade da Eletrobras, falou sobre algumas ações que têm como norte o ESG (sigla em inglês para iniciativas com viés de governança, ambiental e social). Salete destacou que as operações da empresa internas e externas são pautadas no relacionamento transparente com todos os stakeholders e revelam aderência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Quando falamos de clima, estamos falando de biodiversidade e, por isso, a empresa está moldando seus negócios às necessidades climáticas”, afirmou.
Chefe do Departamento de Transição Energética e Sustentabilidade do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), Katia Cristina Garcia, explicou que o núcleo trabalha a inovação sob o prisma de agregar valor aos negócios da empresa. Outras linhas de atuação englobam pesquisas nas áreas de transição energética e descarbonização, aprimoramento constante da governança corporativa e posicionamento de mercado.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, SESI e SENAI, com patrocínio máster da ArcelorMittal, Codemge, CNI e Vale; apoio máster do SEBRAE; patrocínio ouro da Herculano Mineração, Gerdau, Eletrobras, Schneider Eletric; patrocínio prata do Sicoob Credfiemg, Copasa, CBMM, Souza Cruz/BAT Brasil, USIMINAS e Nanum Nanotecnologia; e apoio do BDMG, Localiza, Bemisa, Sambatec, FAEMG e Fecomércio.
Clique aqui e veja mais fotos do evento
Rafael Passos
Imprensa FIEMG