O Encontro Nacional de Automação (ENA 2025), promovido pela FIEMG, consolidou-se como o maior evento do setor no país e superou as expectativas ao reunir milhares de profissionais da indústria, tecnologia e inovação. A edição, realizada nos dias 1 e 2 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte, foi marcada pela intensidade dos debates e pela alta adesão do público, refletindo a relevância do tema para o futuro do setor produtivo brasileiro.
O evento contou com um público de 6.537 pessoas, a participação de mais de 1.370 empresas nacionais e internacionais e a montagem de mais de 71 estandes de expositores, que apresentaram soluções inovadoras e tecnologias de ponta. A programação incluiu atividades em dois auditórios com palestras simultâneas, que abordaram temas como automação industrial, inteligência artificial, transformação digital, eficiência energética e sustentabilidade.
Entre os destaques, a palestra “Tecnologia 5G Industrial aplicada à Indústria 4.0”, conduzida por Ricardo Aloysio, gerente de Educação e Tecnologia Industrial, do SENAI-MG, e Renato Figueiredo de Assis, consultor de Desenvolvimento Industrial. O painel apresentou aplicações práticas do 5G no ambiente produtivo, reforçando como a conectividade avançada é peça-chave para acelerar a transformação digital da indústria.
“O SENAI-MG está adquirindo a tecnologia da Siemens que é o 5G Industrial Privado, com padrão industrial e sinal próprio, independente das operadoras. Esse 5G não é voltado apenas para velocidade, como o doméstico, mas sim para confiabilidade, segurança e baixa latência – de apenas 2 milissegundos, contra 50 milissegundos do 4G. Isso habilita diversas tecnologias da Indústria 4.0, como robôs autônomos, gêmeos digitais e a eliminação de cabos de comunicação entre máquinas, substituídos por conexões em tempo real. Nossa estratégia vai além da implantação: estamos formando profissionais capacitados para atender essa demanda, colocando Minas e o Brasil na vanguarda dessa transformação”, destacou Aloysio.
O evento também recebeu alunos de diversas unidades do SENAI, que tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, as inovações apresentadas e ampliar seus conhecimentos em contato direto com especialistas e expositores.“Nós viemos visitar e conhecer de perto os projetos expostos com o objetivo de aprimorar nossos conhecimentos. Estou achando o evento muito bom, pois o ENA conta com profissionais preparados que explicam com clareza cada detalhe das ações desenvolvidas”, afirmou João Victor Sousa Machado, 16 anos, aluno do curso de Assistente de Programação Web do SENAI.
O sucesso da edição também se traduziu em um ambiente de networking estratégico, aproximando empresários, representantes do governo, startups e instituições de ensino e pesquisa. Essa integração possibilitou o fortalecimento de parcerias e a geração de novos negócios, ampliando a competitividade da indústria brasileira no cenário global.
Para ver as imagens dos dois dias de evento, acesse este link.
O ENA 2025 é realizado pela FIEMG e correalizado pela Gerdau, com patrocínio máster da Stefanini IHM, NTT DATA, Rockwell Automation e Siemens. O patrocínio ouro é da EnergyTech, Leine Linde, Russula, Schneider Electric, Grupo TSA e Westcon. Já o patrocínio prata é da Apta, Aquarius Software e GE Vernova, Autron, Baumer, Cast, Cisco e Nexa, Dimensional, Lapp, Newon, Samson Group, Simatec e TCS. O evento ainda conta com o apoio do ISA Minas Gerais Section.
Denise Lucas e Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG