Reinauguração da estrutura será uma ação comemorativa pelos 150 anos de nascimento do pai da aviação

O SENAI Juiz de Fora está desenvolvendo mais um importante projeto. Trata-se da restauração do monumento do avião 14 Bis, uma réplica que fica localizada na Praça Bagatelle, em Santos Dumont, na região da Zona da Mata. A reforma está em andamento na unidade do SENAI Luiz Adelar Scheuer, em Juiz de Fora, e envolve uma equipe de técnicos e profissionais, liderada pelo diretor Vander Montesse. O trabalho é resultado de uma licitação que o SENAI ganhou junto à Prefeitura de Santos Dumont e a inauguração está prevista para 23 de julho, como uma ação comemorativa pelos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont. O espaço onde fica o avião também será restaurado, receberá uma nova jardinagem, gradeamento no entorno e iluminação de LED.

“Para mim este projeto tem um significado especial, já que participei da idealização do monumento no final da década de 1990, de sua confecção e depois, no início da década de 2000, da primeira restauração pela qual o monumento passou. Na época isso foi feito pelo Centro Profissional de Formação Profissional de Santos Dumont, escola da qual fui, aluno, professor e diretor. E hoje, 20 anos depois, estar juntamente com a equipe do SENAI com a responsabilidade de conduzir essa restauração é muito gratificante”, disse Vander Montesse.

O SENAI iniciou o trabalho com a desmontagem do monumento, que foi içado e levado para a unidade do CIDT LAS. “Nós o trouxemos para o SENAI, uma vez que dispomos aqui de todos os recursos, segundo o que a legislação determina em respeito às leis ambientais. E na escola temos feito o restauro, identificando alguns pontos de corrosão na estrutura, que têm sido remodelados, juntamente com todo o trabalho de funilaria”, conta Montesse.

Em 24 anos, essa é segunda vez que a estrutura passa por melhorias e a última intervenção foi em 2003. Desde então, o monumento sofreu diversos atos de vandalismo que o danificaram. Agora, o trabalho da equipe é restituir a originalidade da aeronave, sem agredir o meio ambiente e realizar todo o processo de pintura automotiva que garanta não só padrões estéticos, mas também a proteção do bem tombado.

“Esta será uma das ações comemorativas pelos 150 anos de Santos Dumont, quando relembramos esta figura marcante, um dos maiores inventores brasileiros, nascido em Minas Gerais e que deu asas ao mundo graças ao seu intelecto e genialidade. É uma alegria poder participar do projeto e colaborar com a Prefeitura de Santos Dumont para que essas comemorações possam fazer jus ao filho mais ilustre dessa terra”, declara o diretor do SENAI Vander Montesse.

aviao_interna_1.jpg

Colaboração: Portal 14 Bis

Graciele Vianna
Imprensa FIEMG