Fotos: Sebastião Jacinto Júnior
Uma novidade para o setor de bolsas e calçados de Minas Gerais. Foi lançada nessa quarta-feira (29/6), na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, a plataforma Gira, voltada à revenda on-line de insumo excedentes de outras coleções, como aviamentos, couro e tecidos, em valores acessíveis. A ferramenta já está disponível para acesso no site https://girasustentavel.com.br/
A plataforma é mais um produto da ação conjunta e planejada do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a partir do Programa FIEMG Competitiva, com o SENAI e o Sindicato da Indústria de Calçados (Sindicalçados). Para o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, o trabalho sinérgico envolvendo as instituições e a entidade empresarial resultou numa ferramenta de fomento à economia circular.
“Dessa maneira, o material em desuso que poderia gerar passivos ambientais para as indústrias pode ser transformando em receitas e oportunidades para as empresas. Toda a economia cresce porque algo que seria desperdiçado vira insumo e matéria-prima. Portanto, a FIEMG tem apoiado projetos que tratam da economia circular, melhorando a competitividade da indústria”, afirmou o líder empresarial. Roscoe disse ainda que a plataforma poder ser adaptável para outros segmentos da moda e destacou a importância da adesão dos empresários à ferramenta.
“O projeto nasceu depois do levantamento da dificuldade das empresas em manter estoque de matéria prima e insumos de coleções passadas paradas”, disse Luiz Barcelos, presidente do Sindicalçados, ao explicar como surgiu a ideia da plataforma. Barcelos falou também sobre a importância do engajamento dos empresários no projeto para “gerar mais oportunidades de negócios”.
“Após o desenvolvimento das coleções, a maioria das empresas gera uma grande sobra de matéria-prima em seus estoques. Esse material em desuso acaba se degradando, principalmente couro e tecidos, e, além de ser um passivo financeiro, pode ser um passivo ambiental, pois geralmente o descarte é inadequado”, disse Luiz Barcelos.
“Conversando com o Sindicalçados, nós entendemos a dor do segmento, que é justamente colocar no mercado os materiais que não foram utilizados na linha de produção. O FIEMG Competitiva auxilia as empresas na melhoria do ambiente de negócios, desenvolvendo projetos que vão desde workshop, capacitação, consultorias a estudos”, afirmou o gerente de Projetos para a Indústria do IEL, Thadeu Chaves Tolentino, quando se referiu à parceria com o sindicato no desenvolvimento do serviço.
Para aderir à plataforma digital, os vendedores e compradores devem fazer um cadastro e seguir o passo a passo no site, que disponibiliza os insumos nas categorias couro, aviamentos e ferragens, tecidos e forros, colas e solventes, formas, solas e sapatos e maquinário e ferramenta. Saiba todas as informações em https://girasustentavel.com.br/.
Clique aqui e veja mais fotos
Rafael Passos
Imprensa FIEMG