Alunos dos cursos técnicos e de formação profissional do SENAI de 12 estados, incluindo Minas Gerais, deram início nesta segunda-feira (18/9) à Seletiva WorldSkills 2023. As atividades ocorrem no Centro 4.0, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, SENAI Lagoinha e SENAI Paulo de Tarso, na capital. Os vencedores do torneio estarão classificados para a etapa mundial da competição, que acontecerá no ano que vem, em Lyon, na França.
O primeiro dia do torneio foi dedicado à chegada das delegações às unidades e à fase de familiarização dos competidores com as provas e os equipamentos que serão utilizados pelos estudantes. Durante três dias, os alunos serão desafiados a realizar tarefas relacionadas à rotina das indústrias nos prazos e padrões internacionais de qualidade. O encerramento oficial será na sexta-feira, na sede da FIEMG, com o anúncio dos campeões.
Ao todo, entre presenciais e on-line, oito ocupações estão no escopo das provas nas unidades do SENAI da Grande BH. São elas: desenvolvimento de aplicativos (on-line), eletrônica, indústria 4.0, segurança cibernética (on-line), integração de sistemas robóticos, construção em alvenaria, tornearia a CNC (on-line) e panificação.
O gerente de Educação e Tecnologia do SENAI-MG, Ricardo Aloysio e Silva, desejou boas-vindas aos avaliadores e competidores e salientou que a entidade é “entusiasta” da WorldSkills em função, principalmente, das oportunidades que os alunos têm de aplicar o conhecimento nos desafios propostos.
Para Guilherme Braga Fiorino, gerente do Centro 4.0, a competição propõe aos participantes executarem ações que exigem conhecimento técnico e ferramentas socioemocionais em aderência com as demandas da indústria e o mercado de trabalho. “A WorldSkills significa um momento muito importante para o Centro 4.0 porque ele foi concebido para apoiar o setor produtivo nessa jornada da transformação tecnológica. A gente trata essa competição de maneira bem saudável em que os alunos vão aplicar as suas habilidades”.
“A competição é focada na execução das tarefas em determinado tempo com a excelência necessária para o setor produtiva”, observou Flaudilenio Eduardo Lima, analista de Projetos Educacionais e delegado técnico de Minas Gerais no torneio, ao se referir a uma das finalidades do torneio.
Clique aqui e veja mais fotos do torneio
Rafael Passos
Imprensa FIEMG