Representantes do SENAI MG e da VDMA (Associação Alemã de Fabricação de Máquinas e Instalações Industriais) participaram, na última semana, de uma reunião de negócios com líderes de empresas ligadas ao setor minerário no Centro 4.0, em Contagem. O objetivo é fortalecer a indústria 4.0 e viabilizar a implementação do protocolo OPC-UA nesses empreendimentos. Com essa tecnologia, é possível interconectar máquinas e sistemas por meio de uma linguagem global de produção.
Ricardo Aloysio, gerente de educação e tecnologia do SENAI MG, explica que a parceria entre a instituição e a VDMA teve início em 2022. Segundo ele, a ideia é garantir a troca de dados entre as máquinas utilizadas pela indústria 4.0 e, consequentemente, a otimização de processos. No ano passado, o protocolo foi testado por equipes do SENAI MG, quando equipamentos de duas fábricas se interconectaram com sucesso. As indústrias estavam a mais de 215 quilômetros de distância em linha reta. ‘’Para implementar essa tecnologia no setor minerário, um grupo de trabalho será criado no Brasil e irá atuar em conjunto com os profissionais da Alemanha’’, destaca Aloysio. De acordo com ele, um demonstrador de testes será criado para que, até setembro de 2024, os resultados preliminares sejam divulgados.
Ainda participaram do encontro Fabiane Wahlbrink, gerente de representação RDA da VDMA Brasil, Christoph Danner, diretor adjunto da VDMA Mining Alemanha, Jörn Lehmann, gerente de padronização da VDMA Mining, e Renato Figueiredo, especialista em automação e análise de sistemas do SENAI MG.
Também estiveram presentes representantes da Anglo America, ArcelorMittal, Avante Ferro Puro, Bosch Rexroth, CBMM, CSN, Hazemag, Hydac Tecnologia LTDA, IFM Eletronic, Infinity Found, Komatsu, Mineração Usiminas, Mosaic, Pepperl+Fuchs, Samson, Steinert Latinoamericana, S4E Tech e Vale S/A.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG