Foi realizado em Juiz de Fora, entre os dias 25 e 27 de agosto, o Encontro do Automóvel Antigo, que voltou à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) após quatro anos. A 23ª edição do evento aconteceu na Praça Cívica, sendo organizada pelo Instituto Cultural Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora, liderado pelo presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria Química, Farmacêutica, de Material Plástico e Cosméticos de Juiz de Fora (Sinquifar), Henrique Thielmann.
A ação contou com um estande do SENAI Juiz de Fora, que apresentou os produtos, serviços e tecnologias oferecidos pela entidade. A exposição reuniu mais de 150 carros, a partir de 20 anos de fabricação, de uma grande variedade de marcas. Além do estande do SENAI, o Encontro disponibilizou ainda praça de alimentação, áreas de venda de peças e artesanato. A entrada do evento foi gratuita e aberta ao público em geral.
O presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindipan, Heveraldo Castro, visitou a exposição no dia 26 de agosto, assim como a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão. Segundo Heveraldo Castro, foi uma bela exposição, abrilhantada ainda mais pela participação do SENAI, que montou uma tenda de 100 m2, onde foram apresentados à população diversos cursos e áreas de atuação ligadas ao setor automobilístico.
O gerente do SENAI JF, Vander Montesse, destaca que foram feitas demonstrações de polimentos e do processo de pintura automotiva; foi exposto um kart eletro-hidráulico movido à pressão do óleo, que é um projeto do Senai; foram apresentadas novas tecnologias da indústria 4.0, como uma planta que demonstra o processo de automação industrial, com novas tecnologias de câmera de visão e de sistemas automatizados em geral; óculos de realidade virtual; demonstrações de usinagem CNC e usinagem convencional.
“O SENAI levou também impressoras 3D, demonstrando a possibilidade da manufatura aditiva, nas quais imprimimos várias peças automobilísticas, para mostrar aos colecionadores de carros antigos a possibilidade de se fabricar na impressora 3D determinadas peças que eles já não encontram mais no mercado e que podem ser produzidas a partir dessa tecnologia. Tivemos uma boa frequência de público e as pessoas puderam interagir com algumas dessas tecnologias e conhecer as diferentes áreas de atuação do SENAI”, disse Vander Montesse.
Em alguns momentos, houve também a participação do SESI Saúde e Segurança do Trabalho, que levou óculos de realidade virtual e demonstrou ao público questões de segurança e conscientização no trânsito, como os impactos de uma pessoa embriagada ao volante, como a pessoa perde a sensibilidade, a capacidade de equilíbrio e o discernimento quando embriagada. Também houve a apresentação dos serviços do SESI SST e divulgação dos Clubes do SESI.
Sobre o Encontro do Automóvel Antigo
De acordo com o presidente do Clube do Automóvel Antigo e do Sinquifar, Henrique Thielmann, o evento superou as expectativas, já que o número de carros inscritos foi maior do que o esperado. “Além disso, recebemos mais de 6 mil pessoas, vindas de várias cidades da região. Nosso objetivo não é quantidade, e sim qualidade, e conseguimos ter uma qualidade de carros sensacional, sendo alguns modelos únicos no Brasil”, disse. Ele destaca ainda que o encontro é importante para a cidade, pois incentiva a economia com hospedagem e gastos em alimentação, além da própria organização do evento, que gera emprego e renda com a contratação de serviços locais.
Na noite do dia 26, foi realizado no Trade Hotel um jantar para convidados, em que foram entregues as premiações, incluindo a 2ª edição do Troféu Juracy Neves, homenagem ao fundador do Grupo Solar de Comunicação. Foram premiados pela organização 25 carros em categorias como: destaque por década, nacional, estrangeiro, melhor carro importado e nacional, e o melhor carro do evento, conhecido como “the best of show”. A escolha dos premiados foi feita por convidados, que avaliaram os modelos expostos.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG