Na tarde desta quinta-feira (24/8), alunos do curso de aprendizagem industrial em processamento de carnes do SENAI Lagoinha, em Belo Horizonte, foram convidados para um bate-papo com gestores de RH, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados de Minas Gerais (Sinduscarne), em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), por meio do Serviço Nacional da Indústria (SENAI).
A executiva sindical do Sinduscarne, Cristian Kelly Moura Ramires, que mediou o bate-papo, disse que o objetivo do sindicato em promover o encontro é estimular e desenvolver habilidades comportamentais de alta performance e, consequentemente, gerar retenção de talentos nas empresas.
“Buscamos desenvolver o profissional para além do aprendiz e mostrar que existem oportunidades para o profissional que deseja evoluir na indústria”, diz a executiva do Sinduscarne, que aproveita para destacar que o curso oferecido pelo SENAI Lagoinha é específico do Sindicato. “A grade vai otimizando a grade de conteúdo teórico e prático para atender as necessidades da indústria e dos profissionais”, completa.
Kevilyn Vieira, aluna e aprendiz contratada pelo Frigorífico Imperatriz, de Sabará, diz que viu muitas pessoas que já fizeram o curso e cresceram na carreira. “Percebi que o curso dá um impulso maior para chegar na indústria sabendo o que quero”, afirma a aprendiz que demonstra uma opinião unanime: “Não chegamos desavisados. Vamos preparados com a expectativa de ser alguém. Somos motivados a crescer”, conclui.
A auxiliar de Recursos Humanos da Mellore Alimentos, de Betim, Patrícia Pinheiro, reiterou que a indústria vai ganhar muito com os futuros funcionários. “Além da prática na indústria, esses alunos vêm com uma carga gigantesca da parte teórica. Acredito que eles realmente vão agregar tanto para os funcionários, quanto para as lideranças que estão atualmente na indústria”, diz a especialista em RH, que contou que a empresa entrou no programa este ano e tem atualmente 15 aprendizes se desenvolvendo no SENAI Lagoinha.
Durante o bate papo, o ex-aluno do SENAI, Thiago Araújo, contou sua trajetória desde que foi aprendiz até ser coordenador industrial da Plena Alimentos, cargo que ocupa atualmente. “O SENAI realmente abre portas e é um nome forte no currículo de qualquer profissional. Foi o primeiro passo para eu trabalhar dentro da indústria, me aperfeiçoar, fazer o curso de engenharia de produção e chegar onde estou hoje”, garantiu Araújo, que testemunhou sua experiência para os jovens diante dele.
Por fim, os alunos puderam tirar suas dúvidas com os profissionais de RH e falar sobre suas expectativas enquanto futuros profissionais da indústria de carnes e derivados.
Veja aqui as fotos desse encontro.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG