Galeria de Arte – Centro Cultural SESIMINAS BH
SESI Cultura MG apresenta, pela primeira vez na região Sudeste, a exposição “Ocupação” de Petchó Silveira, com curadoria de Luisa Borges. Petchó é um artista de Belém do Pará, que retrata imagens características de sua comunidade em Belém, contando histórias e ressaltando problemas sociais.
A exposição “Ocupação” de Petchó Silveira representa a tomada de espaços artísticos nos quais artistas negros e periféricos não estão inseridos, trazendo para essas curadorias questionamentos e representatividades – tratando das diversas realidades das periferias, do racismo, e da violência enfrentada no cotidiano.
A exposição traz para Belo Horizonte a visão de um artista de Belém do Pará, que expõe, através de suas pinturas, um entendimento educativo sobre realidades brasileiras – especificamente da região Norte do país, possibilitando aos visitantes locais um alcance único de diferentes regiões do país.
Através de suas obras, Petchó promove uma tomada de consciência frente a corpos e expressões de pessoas negras, os detalhes de suas personalidades, trajetórias e histórias de vida, assim como suas dores, belezas e cicatrizes psicológicas – em contexto com uma sociedade de desigualdade, que é também reproduzida no meio da arte.
As pinturas da exposição “Ocupação”, feitas todas em telas de papelão, buscam torná-las mais acessíveis ao seu público-alvo e fazem alusão a uma ideia de sustentabilidade e consciência ambiental. O papelão como tela faz também referência ao uso do material como camas por pessoas em situação de rua, que são em sua maioria pessoas negras – a partir da observação do artista. O papelão também ressalta as diversas cores dos trabalhos de Petchó, que destacam os personagens, seus detalhes, e suas vidas – como, por exemplo, através da inclusão de tatuagens. As cores usadas nas obras também representam a cultura artística e do folclore do Norte do país, simbologia natural do imaginário do artista e de sua vivência.
A exposição estará no Centro Cultural SESIMINAS BH do dia 11 de julho até o dia 31 de agosto, e a abertura acontecerá no dia 11 de julho, a partir das 19h com presença do artista, e elaboração de uma pintura ao vivo.
Serviço de Atendimento ao Cidadão:
Ouvidoria:
Recepção Sede:
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Exceto feriados nacionais e locais.