Conheça o competidor da WorldSkills 2019, Nikolas Resende Costa.

https://www.fiemg.com.br/sesi-cultra

Foto-oficial-08-Escultura-em-Pedra_Nikolas-Resende-Costa.jpg

Um pedreiro de arquitetura geralmente trabalha no setor comercial, usando as mãos para cortar e moldar todas as pedras naturais seja granito, calcário, arenito ou mármore. Nesse setor, máquinas também podem ser usadas como acessórios de trabalho. Mas, é importante destacar que, um alto nível de habilidade e paciência é necessário para criar belas peças que irão durar por gerações. Criatividade, inovação, precisão e resolução de problemas são as marcas de um mestre pedreiro. Com esse nível de exigências essa profissão entrou para a maior competição do mundo, a WorldSkills, essa modalidade recebeu o nome de ocupação #08 – Escultura em Pedras.

“Nunca irei esquecer aqueles dois primeiros meses, o empenho foi tanto que sentia as mãos doerem”, lembra Nikolas Resende Costa, competidor da WorldSkills 2019.

Nikolas é o mineiro que representará o Brasil no mundial, na cidade de Kazan, na Rússia. A trajetória dele começou no SENAI Américo Renê Giannetti (SENAI Lagoinha em BH), no curso de usinagem mecânica, e, já no início das aulas, os professores identificaram seu potencial. Com apenas três meses de curso, entendia bem sobre desenho técnico e após seus instrutores explicarem sobre a Olimpíada do Conhecimento (o que era e como funciona a competição), o aluno ficou muito animado e aceitou participar. Nikolas conta que quando resolveu ser um competidor, decidiu que seria o melhor. E, para isso, começou a estudar muito mais, praticar o tempo todo e correr atrás de novidades. E, assim, acabou concorrendo também na ocupação modelagem de protótipos.

Com apenas um mês de treinamento, ele foi competir na estadual. Com toda a garra, Nikolas passou para a etapa nacional da competição, onde se saiu muito bem e ficou em 3º lugar.

“Depois de descer do pódio, o professor Diego Flávio Pereira, que estava me acompanhando na semana do nacional, me chamou para competir em escultura em pedra e na mesma hora eu já animei, pois era uma nova oportunidade de aprender algo novo e diferente”, afirma Nikolas.

E assim, novamente, ele começou a treinar no SENAI Pará de Minas e destacou que criou um amor muito grande pela arte da escultura em pedra. “Sei que não estou perto de ser o melhor, mas isso só me motiva a querer aprender mais. Acredito que esse seja o meu diferencial, estar sempre buscando aprender algo novo e diferente, estar sempre correndo atrás da perfeição”, afirma o competidor.

Nikolas essa semana está em Portugal treinando para fazer bonito no mundial e trazer uma medalha para o Brasil. E é o professor Diego que está acompanhando Nikolas nos treinamentos e no mundial.

Niko-2.png

O competidor destacou que deseja sair de Kazan com o sentimento de dever cumprido e um bom resultado. E ainda, deixa uma mensagem para os futuros competidores de olímpiadas: “se dediquem ao máximo e não desistam, pois vale muito a pena toda a experiência”.

Isso mesmo, Nikolas, o mundial te aguarda, e você é um guerreiro top one. Os brasileiros estão torcendo para você trazer uma medalha.

Nikolas WS