https://www.fiemg.com.br/sesi-cultra

Certificado_origem_produto.png

A emissão de Certificado de Origem Digital (COD) avança na Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e ganha força na região desde o ano passado, com pleno funcionamento no Brasil, Argentina e Uruguai e recentes trocas com Bolívia, Chile, Cuba e Paraguai. O próximo país a entrar nessa lista será a Colômbia, que já sinalizou o início dos testes com o Brasil ainda para 2018. A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) participa ativamente deste movimento, apoiando as empresas mineiras na emissão do COD.

O processo de emissão do documento no Centro Internacional de Negócios (CIN) na FIEMG, entidade habilitada junto ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), segue rígidos padrões internacionais para garantir a segurança e confiabilidade ao comércio exterior. As assinaturas digitais usadas no documento asseguram a autenticidade da autoria e a integridade do conteúdo. A utilização do COD também reduzirá o tempo de emissão, custos e eliminará possibilidades de falsificações existentes em documentos de papel.

Assim, com o certificado eletrônico contendo a assinatura digital do exportador e do técnico da FIEMG responsável pela emissão do COD, a tramitação do documento em operações de comércio entre Brasil, Argentina e Uruguai passa a ser feito eletronicamente.

Emita seu COD pelo Sistema COD Brasil no site www.cod.cni.org.br 

Para mais informações sobre como emitir o Certificado de Origem Digital para as exportações com destino à Argentina ou Uruguai, procure a área de Certificação Internacional no e-mail ci@fiemg.com.br ou pelos telefones (31) 3263-6817/6818. 

coddigital