Conheça Marcos Aurélio da Silva Júnior, competidor do mundial
https://www.fiemg.com.br/sesi-cultra
O profissional da área da Marcenaria de Estruturas confecciona, por meio de vários encaixes, artefatos de madeira maciça, como portas, janelas e escadas. É uma especialidade da marcenaria que requer muita habilidade, pois a maioria de suas junções é produzida com ferramentas manuais, como serrotes e formões. É por requerer muitas habilidades que essa área entrou para a WorldSkills, como ocupação #25 – Marcenaria de Estruturas. E para representar o Brasil em grande estilo, o jovem Marcos Aurélio da Silva Júnior foi selecionado pela equipe do SENAI MG.
“É uma honra, não é todo mundo que tem essa oportunidade de falar: Eu represento o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. É uma responsabilidade muito grande”, diz Marcos.
Marcos tem 18 anos e ingressou na sua vida profissional no SENAI CEDETEM Petrônio Machado Zica em Contagem, realizando um curso técnico de Marcenaria. O jovem disputa uma vaga pela ocupação de marcenaria de estruturas na WorldSkills Kazan, na Rússia. E, para fazer bonito, ele está treinando todos os dias para a 45ª edição do torneio, que este ano ocorre entre os dias 22 e 27 de agosto. Marcos compõe a equipe dos seis mineiros alunos do SENAI MG, que estão representando os brasileiros.
A trajetória de Marcos começou após um convite da escola para disputar a Olimpíada do Conhecimento, em que ele conquistou o 3º lugar na etapa escolar. No mesmo ano, se formou no curso técnico. O jovem ganhou a etapa estadual do torneio em Ubá/MG e, depois, ficou em 1º lugar na etapa nacional em Rio Branco, garantindo uma vaga para a equipe do mundial.
Ele vibra com a oportunidade de representar o Brasil com o aprendizado do curso de marcenaria. “Eu não sabia absolutamente nada de marcenaria, as medidas, como utilizar as máquinas e ferramentas. Tudo que eu aprendi devo ao SENAI, principalmente a parte industrial e como fazer os móveis. Depois de formado, consigo fazer tudo sozinho, e isso é um orgulho para mim, ser técnico nessa profissão com que me identifiquei tanto“, conta Marcos.
Marcos promete fazer o seu melhor para obter um excelente resultado na competição, “quero levar o Brasil ao lugar mais alto do pódio… trazendo assim o título de #topone novamente”, afirma ele.
Marcos, estamos todos torcendo para que sua promessa se realize. Sucesso!
Marcos WS