O uso da Tecnologia na Medicina com ênfase no Braço Robótico foi tema de apresentação de alunos do 3° ano do Ensino Médio da Escola SESI São João Batista na reunião dos Conselhos Regionais SESI SENAI e IEL realizada na sede da FIEMG nesta quarta-feira, 26 de novembro. Eles foram selecionados para a Feira Internacional de Iniciação científica (Fenic), que visa estimular a produção pré-universitária por meio de pesquisas inovadoras, empreendedoras e socialmente responsáveis, desenvolvidas por estudantes.
Na avaliação do presidente da FIEMG e dos Conselhos Regionais do SESI, SENAI e IEL, Flávio Roscoe, a conquista reforça o acerto do trabalho de ampliação de escolas e investimentos. “O modelo didático adotado pelo SESI permite aos alunos alçarem vôos mais altos,” lembrou. Ele observou que a escola é nova e conta com menos de três anos de existência com alunos incorporando métodos de ensino rapidamente. “As nossas novas escolas já demonstrando que estão engajadas em uma Educação transformadora que já é referência para escolas públicas e privadas,” comemorou.
Neste sentido, a gerente de Educação Básica, Flávia Bento informou que o trabalho está inserido no chamado Conexão Ciência dentro do SESIVERSO, uma iniciativa focada em despertar a inventividade, o trabalho em equipe e o compartilhamento de saberes com os colegas e com a comunidade.
Por sua vez, a professora de Matemática Larissa Aquino informou que a escolha foi pelo uso da Tecnologia na Medicina com ênfase no Braço Robótica para construção do projeto científico. Alunos pesquisaram e as famílias também demonstraram interesse é interagiram com o projeto.
Em seguida, o aluno Guilherme Pavão apresentou a metodologia que envolveu pesquisas bibliográficas com vistas ao aprimoramento e futuro da Medicina. “Investigamos vantagens e impactos do desenvolvimento de protótipos com sistema até mesmo de seringas e fluidos simulando braço humano,” observou.
Seu colega Pedro de Paula falou sobre as vantagens e desvantagens na utilização do sistema na Medicina com fundamentação científica. Lembrou que essa realidade demanda mão de obra especializada e que precisa ser democratizada. Os benefícios para a sociedade foram reforçados pelo aluno Matheus Luiz Furst. Ele estava acompanhado da pedagoga Cristina Sulfarindo Gomes e dos alunos Ademar Silva e Matheus Marques.
A Feira Internacional de Iniciação Científica (Fenic) será realizada de 11 a 13 de dezembro, em Salvador.

Cliaque aqui e veja mais fotos
Trajano Raposo
Imprensa FIEMG