Aos 13 anos, Gabriel Rocha, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental na Escola SESI Newton Antônio da Silva Pereira, no bairro São Paulo, em Belo Horizonte, coleciona prêmios e medalhas em competições estudantis. A mais recente conquista foi neste mês e veio da Índia, ultrapassando fronteiras. Dessa vez, o estudante foi reconhecido pelo “International Star Kids Awards” como um dos adolescentes mais talentosos do mundo pelos trabalhos educativos que desenvolve e divulga nas redes sociais.
Gabriel é dono de dois perfis no Instagram e Tik Tok- @inglescomgabrielrocha e @minhas.medalhas , respectivamente – nos quais compartilha informações sobre a língua inglesa, conta histórias de sucesso de pessoas envolvidas com educação, astronomia, ciência, entre outros temas, além de compartilhar as suas experiências em Olimpíadas do Conhecimento. No prêmio indiano ele foi destaque na categoria educação, que valoriza crianças e adolescentes que se destacam pelo amor ao aprendizado.
“Esse reconhecimento me faz sentir realizado porque reforça que estou no caminho certo, incentivando outros estudantes a participar das Olimpíadas do Conhecimento e estar entre os adolescentes mais talentosos do mundo”, contou o estudante ao descrever o sentimento pela conquista internacional.
Autodidata em inglês, Gabriel Rocha aprendeu a língua estrangeira ainda na infância e, aos cinco anos, já dominava o idioma, segundo contou a mãe dele, Olívia Rocha, incentivadora e orientadora de primeira hora do filho. “As conquistas do Gabriel me enchem de orgulho. Ele é muito dedicado nos estudos, generoso e ama ensinar”, disse.
Segundo o adolescente, a opção pelas redes sociais para compartilhar conhecimento foi em função do potencial de alcance dessas plataformas digitais “Comecei a dar aulas no YouTube e no Facebook com 8 anos, como professor de inglês mirim”, disse. Gabriel afirmou ter planos de ampliar o trabalho no ambiente virtual, levando o conhecimento para clubes de inglês e matemática gratuitos.
Gabriel já conquistou 22 premiações em Olimpíadas do Conhecimento e disse que foco e disciplina são essenciais para alcançar resultados de destaque nessas competições. “É importante lembrar que não é um processo fácil, pois envolve muita prática. Mas, no final, vale muito a pena porque há muito conhecimento adquirido”, observa.
Conquista coletiva
“Quando um aluno conquista prêmios a escola vibra junto. É um orgulho fazermos parte da vida acadêmica do Gabriel e percebermos que estamos desenvolvendo nossos alunos para vida. O SESI os incentiva a participar de olimpíadas, competições em diversas áreas do conhecimento”, salientou a gerente da Escola SESI Newton Antônio da Silva Pereira, Shirley da Silva, ao celebrar o reconhecimento alcançado pelo estudante.
A respeito das atividades desenvolvidas pelo aluno nas redes sociais, Shirley considera que o conteúdo evidencia o conhecimento dele sobre conceitos diferentes. “Ensinar aos outros é uma excelente maneira de consolidar o conhecimento, pois exige que ele organize e explique as informações de maneira clara”.
Em meio ao uso disseminado das redes sociais no ambiente escolar, Shirley entende que essas plataformas podem ser aliadas da aprendizagem, desde que utilizadas de maneira consciente. “Além do aprendizado formal em sala de aula, as redes sociais possibilitam que os alunos continuem a aprender de maneira informal, plataformas como fóruns permitindo que os alunos troquem conhecimentos e explorem perspectivas diferentes tornando o aprendizado mais envolvente e estimulante. É importante ressaltar que o uso das redes sociais requer um equilíbrio cuidadoso, uma vez que seu uso pode ter muitos desafios. Precisamos prepará-los cada vez mais para o mundo digital, o uso de maneira responsável, ética e segura. Conscientizando sobre privacidade online, segurança cibernética e comportamento ético”, acrescentou.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG