Divinópolis recebe, de quinta-feira (4/7) a sábado (6/7), o Minascon 2024, o maior evento da construção do estado, no espaço Sest/Senat (Avenida Martin Cipriem – Jardim Belvedere II. É a primeira vez que a cidade vai sediar a feira, que tem o objetivo de conectar pessoas, fomentar negócios e promover a capacitação de gestores e profissionais que atuam no segmento. Clique aqui e retire o seu ingresso gratuitamente.
Com o tema “Descubra o futuro da construção hoje”, o evento chega à 21ª edição e vai reunir a cadeia da indústria da construção civil, fomentando negócios e promovendo a capacitação de gestores e profissionais que atuam no segmento.
O Minascon tem na programação mostra de empresas da construção em 24 estandes, treinamentos, minicursos, palestras, painéis, concurso A Ponte e a Praça do Concreto. Os minicursos, por exemplo, vão focar em temas como noções básicas de alvenaria, indústria 4.0, empreendedorismo e projeção de argamassa.
Já as palestras vão abordar assuntos atuais e relevantes da construção civil e, entre eles, estão ESG, descarbonização, habitação e desburocratização do setor público. O concurso A Ponte é uma das atrações do evento e vai desafiar estudantes a construir protótipos de pontes com palitos de picolé e cola branca, aplicando conhecimentos de sistemas estruturais, mecânica e resistência dos materiais. Os primeiros colocados serão premiados.
De acordo com o presidente da Câmara da Indústria da Construção Civil da FIEMG, Geraldo Linhares, a programação do Minascon vai oferecer diversas atividades com conteúdo atual e inovador. “Temos o prazer e a honra em realizar a 21ª edição do Minascon em Divinópolis, essa cidade progressista e que é a principal do Centro-Oeste de Minas. Com uma programação extremamente interessante, vamos debater o futuro da construção a partir de palestras, feiras, exposições e painéis. Agradecemos aos nossos patrocinadores, parceiros e apoiadores. Nosso objetivo é realizar o melhor Minascon de todos os tempos”, finalizou.
Envolvendo cerca de oito segmentos, a cadeia da construção civil emprega mais de sete mil trabalhadores na região Centro-Oeste, sendo mais de 2.5 mil em Divinópolis. Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, a feira deve movimentar cerca de R$ 3 milhões em volume de negócios. “Além de criar um ambiente favorável aos negócios, o Minascon promoverá troca de informações, estímulo ao conhecimento técnico e inovação. Estamos muito bem preparados e aguardamos um excelente público”.
O Minascon 2024 é uma realização da FIEMG, por meio da FIEMG Regional Centro-Oeste, do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Centro-Oeste, da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG. Conta também com o apoio master do SEBRAE, patrocínio ouro da CAIXA e Governo Federal, patrocínio prata do CREA-MG, Codemge e Governo do Estado de Minas Gerais, além dos apoios do SEST SENAT e institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG).
Rafael Passos
Imprensa FIEMG