Você sabia que Thiago Vinhal é triatleta profissional e bateu o recorde brasileiro no último campeonato mundial de IronMan (Kona, Havaí) em 2017? E sabia que o homem de ferro brasileiro é patrocinado pela empresa ArcelorMittal?
Thiago Vinhal, Bruno Muzzi, CEO da Arena MRV e do Atlético, Filipe Ferraz, Ex- atleta de voleibol profissional e atualmente Técnico da Equipe Sada Cruzeiro, foram os convidados do painel da ArcelorMittal na abertura da segunda edição do Imersão Indústria 2023. O evento foi realizado no dia 23 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte, e reuniu centenas de participantes ávidos para conhecerem como o esporte pode mudar a vida das pessoas.
“Posso ser o homem de ferro, mas meu sonho é de aço”, brincou Vinhal com a plateia, dizendo que a ArcelorMittal foi fundamental em sua carreira. “Era um menino inquieto, que gostava de nadar e correr. Tinha um futuro já trilhado por meus pais e, possivelmente seria um executivo, de terno e gravata. Mas eu tinha um sonho, que era viver de esporte. E eu consegui isso por meio de patrocínio e hoje, sonho em conjunto com milhares de crianças, em um projeto social no Morro do Papagaio, em Belo Horizonte”, conta, revelando que a iniciativa também conta com o apoio da ArcelorMittal.
Segundo Muzzi, a Arena MRV é um projeto inovador, em que o Atlético está tentando se reestruturar e se reequilibrar. É um projeto sério que tem uma conexão muito grande e com a com as indústrias em geral. “Qualquer indústria que se associa a uma marca do futebol, que tenha projetos sérios terá a oportunidade de transformar a vida de muita gente”, disse, pontuando, que é uma conexão forte, para o clube, para a empresa e para a sociedade, com benefícios para todas as partes. “A Arena MRV é um exemplo disso. Na fase de construção, mesmo durante a pandemia da Covid-19, a obra não parou e empregou direta e indiretamente milhares de pessoas. Depois de pronto, a cada show que realizamos, cerca de 3 mil pessoas são empregadas. Em jogos, 2 mil”, disse, afirmando que a sociedade ganha, continuamente, com o projeto.
Já Filipe Ferraz, ex-atleta de voleibol profissional e atualmente técnico da equipe Sada Cruzeiro, ressaltou a parceria entre o clube e a ArcelorMittal. “O Sada Cruzeiro não é apenas uma equipe profissional de voleibol. Estamos inseridos nas categorias de base e atendemos desde crianças de treze até jovens de vinte e um anos”, disse. “Juntamente com a ArcelorMittal, temos núcleo em João Monlevade e em Contagem. Assim, a empresa está sempre presente em nossa batalha diária para dar oportunidade para essas crianças e crianças que sonham com um futuro melhor e mais próspero”, ressaltou.
A mediação do bate-papo ficou com Tatiana Nolasco, diretora de ESG, Inovação, Tecnologia e Transformação do Negócio da ArcelorMittal e presidente-executiva da Fundação ArcelorMittal. “Temos como foco formar cidadãos integrais para o amanhã. Nossa origem é mineira e esse é o nosso lugar. É nosso dever investir no futuro das pessoas e investir na sociedade”, afirmou, explicando que a Fundação ArcelorMittal já investiu R$70 milhões no esporte. “Não duvidamos da capacidade de cada uma de nossas indústrias. Não duvidamos de nossa capacidade de promover a geração de empregos e mudança de vida.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, com o patrocínio master da Gerdau, Herculano Mineração, ArcelorMittal, Matrix Energia e Cedro Mineração. Usiminas, Sicoob Credifiemg, Sicoob Crediminas, Gasmig, Vale e Copasa são os patrocinadores ouro. BAT, Cemig, BEMISA, Shell, os patrocinadores prata. O apoio é da Unimed-BH, (Re) Energisa, J Mendes Mineração, CMU Energia, Rede 98, Itatiaia, Rede Minas, Rádio Inconfidência, UNA e Sebrae.
Confira a programação completa em aqui.
Confira abaixo as fotos da palestra da ArcelorMittal:
Denise Lucas
Imprensa FIEMG