Karine Vieira Garito tem 14 anos e, em outubro deste ano, viverá um momento único em sua vida: terá a oportunidade de discursar na Câmara dos Deputados, em Brasília. A estudante do 9º ano da Escola SESI Benjamin Guimarães, em Contagem, será uma das participantes da Câmara Mirim 2023, onde apresentará sua proposta de projeto de lei na área da educação.
O projeto da estudante propõe que sejam disponibilizadas bolsas de estudo para alunos do Ensino Médio, que ficam na escola em tempo integral. “Assim, teriam condição de se alimentar durante o dia e de ajudar no sustento da casa”, explica Karine.
“Como educadora, acredito que a educação é a melhor ferramenta para transformar vidas e fazer com que nossos alunos trilhem um futuro promissor”, conta Mônica de Cassia Neves de Macedo, professora de história da Escola SESI Benjamin Guimarães e orientadora de Karine, afirmando que, na Rede SESI de Educação, os estudantes são incentivados a pensarem além das fronteiras da escola. “A proposta de nossa aluna é inovadora e inspira toda a nossa comunidade escolar”, ressalta.
A proposta de Karine foi selecionada em meio a milhares que foram enviadas para participarem do edital da Câmara Mirim 2023. O concurso é voltado para estudantes de escolas públicas ou privadas, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental regular. Seu intuito é promover uma simulação da atividade parlamentar no qual crianças e adolescentes são incentivados a elaborar e debater ideias para melhorar o Brasil, na forma de projetos de lei nas seguintes áreas: Educação e Cultura, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Transporte, Esporte, Trabalho e Emprego, Proteção à Infância e Direitos Humanos.
As melhores propostas serão discutidas e votadas pelos deputados mirins em reuniões de comissão e sessões de plenária da Câmara dos Deputados nos dias 19 e 20 de outubro de 2023. “Estou muito feliz e orgulhosa por ter conseguido ser aprovada no edital. Nem acreditei quando recebi o e-mail avisando que tinha sido selecionada”, explica a jovem, que será parlamentar mirim por dois dias.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG