Senador eleito por Minas Gerais, Carlos Viana foi palestrante convidado do “Fim de tarde ADCE”, promovido pela Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas nessa segunda-feira (7/8), na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. O parlamentar falou a respeito da reforma tributária, aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados, e destacou alguns pontos da proposta.

De acordo com o político, o texto deve começar a ser analisado pelo Senado a partir da segunda-feira quinzena deste mês e ele acredita que a reforma terá a sua votação finalizada pelo Legislativo e será entregue ao país ainda em 2023. Viana disse que a proposta não pertence a nenhum governo porque, segundo ele, ela já vem sendo debatida e elaborada há anos pelo parlamento brasileiro junto a diferentes segmentos da sociedade.

“A reforma está acima dos partidos políticos. Ela é um desejo de todos aqueles que querem ver o Brasil se desenvolver e se tornar um país mais crível em termos de questões fiscais e de legislação tributária”, afirmou o senador. Viana acredita que reforma que está em tramitação no Congresso não é a que ele considera ideal para o país, mas ela “pode facilitar o pagamento de impostos a partir da simplificação, reduzir burocracia, corrigir distorções, além de promover um equilíbrio maior entre os estados arrecadadores, sem impactar a autonomia federativa”, observou.

Oposição ao atual governo federal, Carlos Viana reforçou a importância do diálogo entre os poderes para encontrar soluções diante dos desafios estruturais e complexos do país, sobretudo na geração de emprego e renda, na educação, no fortalecimento da indústria, na assistência social, entre outros temas.

Representando a presidente da ADCE-MG, Maria Flávia Cardoso, o vice-presidente da associação, Alexandre Figueiredo, disse que “o evento reforçou o compromisso da entidade de compartilhar conhecimentos e experiências com empreendedores, evidenciado a responsabilidade social e empresarial e economia solidária, um dos princípios da ADCE no estado”.

Rafael Passos
Imprensa FIEMG