A transformação digital é uma realidade que permeia diferentes segmentos da sociedade e também o mundo dos negócios. Diante desse cenário, especialistas recomendam prudência e bom senso para utilizar, por exemplo, a inteligência artificial (IA) em estratégia de vendas. Essa e outras questões relacionadas ao assunto foram apresentadas durante uma palestra no Imersão Indústria, que é realizado no Minascentro, em Belo Horizonte. O palestrante que falou sobre o tema foi Hugo Azevedo, CEO e fundador da HopAI.
Em meio a desafios, Azevedo entende que alguns projetos de IA e vendas ainda se encontram na fase de experimentação. Dessa maneira, ele considera que trabalhar com inteligência artificial é complexo e “todo investimento precisa ser levado a sério e envolver profissionais qualificados que pensem estrategicamente as novas tecnologias sobre diferentes aspectos”, disse.
Apesar disso, Hugo Azevedo entende que a transformação digital nos negócios, inclusive nos médios e pequenos, é plenamente executável e citou alguns desafios nessa direção. Alguns exemplos são: encarar a realidade do uso da IA, trabalhar aspectos culturais das empresas, levando em conta que a ferramenta pode auxiliar o trabalho humano, e lidar com sabedoria com o que ela chamou de “boom do ChatGPT”.
Em relação à venda no digital, Azevedo observou que esse expediente vai caminhar ao lado do ambiente analógico por um longo. “Não existe um cenário perfeito ou ideal para a transformação digital e os empresários precisam levar em conta a personalização dos clientes, automação de processos e inteligência artificial”. Nessa direção, o palestrante citou cinco pontos de orientação para o público que assistiu à palestra: otimização de tarefas e não de processos, estratégia de dados, associação de métricas e negócios a iniciativas, saber lidar com problemas e com a tecnologia.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, SESI e SENAI, com patrocínio máster da ArcelorMittal, Codemge, CNI e Vale; apoio máster do SEBRAE; patrocínio ouro da Herculano Mineração, Gerdau, Eletrobras, Schneider Eletric; patrocínio prata do Sicoob Credfiemg, Copasa, CBMM, Souza Cruz/BAT Brasil, USIMINAS e Nanum Nanotecnologia; e apoio do BDMG, Localiza, Bemisa, Sambatec, FAEMG e Fecomércio.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG