A 33ª edição do Minas Trend reúne marcas que, além de apresentarem as tendências para a primavera/verão 2026, destacam a moda com propósito e consciência. Marcas de diversos segmentos do setor demonstram seu compromisso com a sustentabilidade por meio de tecidos reciclados, fibras orgânicas e outras soluções inovadoras.
A Reserva, marca de vestuário, é um exemplo de como a sustentabilidade está incorporada em suas coleções. Raphael Jordão, da equipe de marketing da marca, explica como a empresa adota práticas sustentáveis durante a produção: “Investimos bastante na nossa cadeia de produção, sempre buscando materiais que não prejudiquem o meio ambiente. Temos o projeto Reserva Circular, presente em nossas lojas, no qual peças de jeans antigas são transformadas em novos produtos, e o cliente ainda ganha 20% de desconto na compra de uma nova peça.”
Outro exemplo de compromisso ambiental é o Atelier Chilaze, marca com sede em Ipanema e no centro do Rio de Janeiro. Joyce Trajano, proprietária da marca, compartilha como a sustentabilidade se tornou um aspecto central em seu processo produtivo. Quando começaram, há mais de 20 anos, trabalhavam com materiais tóxicos, como a resina de poliéster, e hoje atuam na contramão de usos desses materiais. “A reflexão das minhas filhas sobre o futuro do planeta me fez repensar a forma como produzo. Passamos a reaproveitar coleções que não vingaram, triturando esses materiais para criar novos produtos. Também utilizamos garrafas plásticas na nossa produção para minimizar o impacto ambiental”, revela Joyce, apresentando uma de suas peças inovadoras.
A 33ª edição do Minas Trend deixa claro que a moda não pode mais ignorar o impacto que gera no planeta e na sociedade. A valorização de práticas sustentáveis, cada vez mais presentes tanto nas marcas quanto entre os consumidores, sinaliza que uma transformação real está em andamento. Mais do que uma tendência estética, a sustentabilidade se estabelece como um valor essencial para a construção de um futuro mais consciente e responsável para o setor.
O salão de negócios da 33ª edição do Minas Trend reafirma o compromisso da indústria da moda com valores e práticas sustentáveis em seus processos de produção. A crescente valorização dessas práticas, tanto nos produtos das marcas quanto nos interesses dos lojistas, sinaliza uma transformação real em andamento.
O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), apoio máster do Sebrae Minas, e apoio da Rede Minas, Rádio Inconfidência, Jornal Estado de Minas e Una.
Por Jorge Alves, estudante de Jornalismo da UNA
Imprensa FIEMG