Quase mil quilos de alimentos foram arrecadados, dentre eles, 276 quilos de arroz, 270 de feijão e 230 de açúcar, destinados a 23 instituições do projeto “Mesa de Cidadania – Espaço de Articulação e Integração das Ações de Combate à Fome”, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Este foi o resultado da primeira corrida de rua realizada pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), cujas doações davam direito à inscrição no evento, que fez parte das comemorações de seus 60 anos.
A iniciativa, que aconteceu na manhã do dia 24 de setembro, superou todas as expectativas, tendo mais de 600 participantes, entre corredores do ranking de corridas de rua da PJF, trabalhadores da Cesama, familiares e população, em uma manhã de diversão, esporte, saúde e solidariedade. O SESI Juiz de Fora foi parceiro do evento, organizado pela empresa Vida Ativa e realizado na BR-440, próximo à Represa de São Pedro. Os caminhantes percorreram um trajeto de até 3km e, para os inscritos na corrida, a distância foi de 6km.
Parceria com o SESI JF
Além da prova adulta, a corrida da Cesama teve uma edição infantil. Com distâncias definidas por faixa etária, a provinha teve caráter lúdico para os pequenos que, ao fim do evento, receberam uma medalha de participação. Ainda para as crianças, a ação disponibilizou, por meio de uma parceria com o SESI Juiz de Fora, rua de lazer com brinquedos infláveis e pula-pula, garantindo assim uma manhã de diversão para toda a família. Também foi oferecida massagem para os atletas após a corrida.
De acordo com o supervisor técnico dos Clubes SESI JF, Carlos Eduardo Schmidt, as corridas são extremamente democráticas e permitem que cada pessoa supere seus desafios e seus limites. Já o gerente do SESI JF, Glauco de Freitas, ressalta a importância do apoio do SESI a eventos que valorizem a qualidade de vida do trabalhador. “Estamos muito satisfeitos em poder contribuir, mais uma vez, com a valorização do esporte e lazer em nossa cidade. Essa é a missão primordial do SESI”, disse.
Celebração da saúde
O diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, ressaltou a sintonia que há entre a vocação da companhia de saneamento e um evento esportivo. “Somos uma empresa que trabalha com saúde pública, fornecendo água de qualidade e coletando e tratando os esgotos da cidade. Por isso, a corrida é uma celebração da saúde e da água, um bem tão precioso”, disse.
Marcelo Matta, secretário de Esporte e Lazer da PJF, ressaltou que é preciso enaltecer uma oportunidade como essa, onde a Prefeitura, por meio da Cesama, que é uma empresa pública, fomenta o esporte na cidade. “Esta iniciativa da companhia de promover uma corrida deve ser valorizada, reconhecida e apoiada”, afirmou.
Opinião dos vencedores
Além de ser um marco na história da Cesama, a corrida também vai ter lugar especial na vida da corredora Lívia de Souza Alves, que conquistou o primeiro lugar geral feminino. “Essa é a primeira vez que eu consigo essa posição. Fiquei muito feliz, não esperava”, comemorou Lívia. Já o vencedor geral masculino, veterano nos pódios, Waldir José da Silva, conta porque vencer a corrida da Cesama teve um significado especial. “Temos que parabenizar aos organizadores por essa iniciativa de comemorar os 60 anos da Cesama com essa corrida, nesse paraíso, perto da Represa de São Pedro e da mata. Foi um evento sem nenhuma falha. Espero que continue ano que vem, inclusive fazendo parte do ranking da Prefeitura”, torce Waldir.
Alimentos são distribuídos
Os alimentos arrecadados foram disponibilizados pela Cesama para o “Mesa de Cidadania – Espaço de Articulação e Integração das Ações de Combate à Fome”, trabalho da PJF que debate, junto às entidades que realizam e apoiam o trabalho de assistência social em Juiz de Fora, ações para lidar de uma melhor maneira com o desafio da fome. Vinte e três instituições receberam as doações, feitas por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) no dia 25 de setembro.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG
Colaboração: Assessoria de Comunicação da Cesama