A Reunião do Conselho de Gestão e Competitividade da FIEMG, realizada no dia 9 de junho, em Belo Horizonte, foi marcada por reflexões sobre a necessidade de resgatar valores humanos e fortalecer a cultura organizacional com base em princípios universais. O encontro, conduzido pela presidente do colegiado, Ivana Serpa Braga, reuniu empresários e especialistas para discutir temas estratégicos para o setor produtivo mineiro.
Na abertura, Ivana ressaltou a importância de incorporar, no ambiente empresarial, valores inspirados nos princípios cristãos universais, como a valorização da família, a equidade, o cuidado e a empatia. “Independentemente da crença individual, esses valores são fundamentais para a convivência em sociedade e, infelizmente, têm sido deixados de lado nos últimos tempos”, pontuou.
O tema central da reunião foi a apresentação da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE), entidade que há décadas promove a ética e o humanismo na gestão empresarial. A palestra foi conduzida por Alexandre Figueiredo de Andrade Urbano, presidente da ADCE, com o tema “Gestão e Competitividade Empresarial”, e reforçou a missão da associação em promover uma economia mais justa e centrada no ser humano.
Durante sua fala, Urbano destacou a longa parceria com a FIEMG como motivo de orgulho e frisou a relevância de encontros como esse para fortalecer o diálogo com o setor industrial. “A ADCE valoriza profundamente espaços como este, com pessoas qualificadas, que geram valor verdadeiro para Minas Gerais. Estamos abertos ao diálogo e queremos estreitar ainda mais nossos laços”, afirmou.
Ele também trouxe uma reflexão sobre os desafios contemporâneos da gestão empresarial, especialmente diante da aceleração tecnológica. “Tem me preocupado muito a mecanização das relações humanas. Em um mundo onde a tecnologia avança a passos largos, é fundamental lembrar que o ser humano precisa permanecer no centro das decisões. As máquinas são importantes, sim — mas é o ser humano que deve ser o foco”, destacou.
Lúcio Machado, também representante da ADCE, fez uma contextualização da trajetória da entidade, que hoje está presente em 37 países, com mais de 40 mil associados e uma rede de relacionamento que alcança mais de 2 milhões de pessoas. “Ainda estamos em expansão”, ressaltou. Fundada na Bélgica, em 1931, e presente no Brasil desde 1961 — chegando a Minas Gerais em 1965 —, a ADCE é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão integrar os valores cristãos ao mundo dos negócios.
“Promovemos a formação e o apoio a líderes empresariais que priorizam a ética, a dignidade humana e a justiça social”, afirmou Lúcio. Mais do que gerar lucro, o propósito da entidade é transformar a economia e a sociedade a partir de práticas empresariais fundamentadas nos valores cristãos universais. “A ADCE é uma entidade de formação, que tem o papel de conscientizar para a ética cristã, promover a solidariedade, a dignidade humana e outros valores fundamentais”, concluiu.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG