Na noite de 30 de junho, a FIEMG Regional Zona da Mata foi palco de uma cerimônia comemorativa pelos 80 anos do Centro de Formação Profissional José Fagundes Netto, o SENAI JFN, de Juiz de Fora. Fundada em 1º de junho de 1945, a unidade foi a segunda escola do SENAI em Minas Gerais e a primeira no interior do estado, com papel histórico na capacitação de profissionais para a indústria.
A celebração reuniu autoridades políticas, lideranças sindicais, empresários, ex-alunos, alunos, professores e colaboradores da instituição, reconhecendo a contribuição significativa do SENAI para o desenvolvimento econômico e social da região. A cerimônia foi conduzida com música ao vivo e marcada por momentos de emoção e gratidão.
Representando a presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Mariângela Miranda Marcon — que estava retornando da missão empresarial da FIEMG ao Japão —, esteve presente no evento a presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Juiz de Fora de Juiz de Fora (Metal JF), Ana Lúcia Machado Sabino. Também participaram os presidentes Carlos Eduardo Manera (Sinduscon-JF); Francisco Campolina (Sindimalhas-JF); João Luis Rocha do Amaral (Sindimeias); e Sérgio Picoli (Sindigraf-JF), que na mesa de honra representou os Sindicatos filiados à FIEMG e o Conselho SESI/SENAI.
Ana Lúcia Machado Sabino ressaltou em seu discurso o pioneirismo e a relevância da unidade, também conhecida como SENAI Mergulhão: “Esta é uma noite de celebração, mas também de reconhecimento e gratidão. Gratidão a uma instituição que, desde 1945, vem cumprindo com excelência a missão de formar profissionais preparados para o mercado industrial, transformando vidas e fortalecendo a economia de Juiz de Fora e de toda a Zona da Mata”, disse.
A presidente também destacou em sua fala o trabalho do atual gerente das unidades SENAI Juiz de Fora, André Pimentel; do ex-gerente Vander Montesse e ainda do gerente regional SESI/SENAI Zona da Mata, Humberto Rezende, ressaltando a dedicação de cada um para manter o SENAI como referência estadual. Hoje, o SENAI JFN atende cerca de 1.500 alunos em cursos de aprendizagem industrial, qualificação, aperfeiçoamento e ensino técnico.
Nesses 80 anos, a unidade formou quase 75 mil alunos, jovens e adultos que encontraram na instituição uma porta de entrada para o mundo do trabalho, para a dignidade e para o progresso. A escola se modernizou, ampliou sua estrutura e se consolidou como referência em diversas áreas industriais, como metalmecânica, eletroeletrônica, automação, panificação, vestuário, gráfica e informática.
Durante a cerimônia, foram realizadas homenagens a diferentes gerações de alunos, ex-alunos e colaboradores: Adriano Machado, ex-aluno e atual instrutor da unidade há quase 30 anos; Maria Eduarda Mendes, ex-aluna dos cursos de aprendizagem e técnico em mecânica, hoje assistente de engenharia; Laura Pinheiro, aluna atual do curso de aprendizagem em gestão industrial; e Francisco Martins, instrutor com 25 anos de atuação no SENAI, reconhecido pelo comprometimento e legado.
Alexandre Caldeira, analista de aprendizagem e desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil, recebeu uma placa de homenagem em nome das indústrias parceiras da região; e Ana Lúcia Machado Sabino foi reconhecida pelo trabalho realizado pela FIEMG Regional Zona da Mata e por todos os sindicatos patronais filiados em apoio ao SENAI.
Em sua fala de agradecimento, o instrutor Francisco Martins declarou que o SENAI é uma grande escola de vida. “Tenho muito orgulho desses meus quase 25 anos de dedicação a essa instituição. Foi uma caminhada de aprendizado, desafio e conquistas. Agradeço ao SENAI por me permitir fazer parte de sua missão transformadora”. Já Alexandre Caldeira destacou o impacto do SENAI em sua trajetória: “Fazer 80 anos com todo esse fôlego e busca por inovação é algo grandioso. Esta instituição faz parte da minha história, meu curso de nivelamento para entrar como colaborador da Mercedes-Benz foi no SENAI JFN. É uma entidade que forma mão de obra qualificada e constrói soluções para suprir as necessidades da indústria, sempre com entregas fantásticas”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade de Juiz de Fora, Ignacio Delgado, fez seu discurso representando a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, destacando que na indústria nascem as inovações. “E o papel do SENAI na educação e desenvolvimento da cidade é fundamental. Vamos evoluindo e mudando a chave de acordo com o ritmo das mudanças”, disse.
O gerente regional SESI/SENAI, Humberto Rezende, também prestou homenagem e reafirmou o compromisso da instituição com a formação de excelência: “Há 80 anos o SENAI vem transformando a vida das pessoas por meio da educação. Agradeço a todos por acreditarem na nossa missão”, ressaltou.
Encerrando o evento, o diretor das unidades SENAI Juiz de Fora, André Pimentel, reforçou a importância histórica da unidade e seu impacto social, também resultado da forte atuação e representatividade dos sindicatos patronais da região e de uma indústria local forte: “O SENAI viu passar gerações em suas salas, movidas pelo desejo de aprender, ser e fazer. É um agente ativo que movimenta a economia e fortalece a indústria. Hoje olhamos o passado com gratidão, reconhecemos o presente e vemos o futuro com esperança. Que o SENAI JFN siga avançando para um futuro de mais oportunidades, inclusão e desenvolvimento”, concluiu.
Durante a solenidade, também foi realizado o descerramento da placa comemorativa pelos 80 anos da instituição, que será fixada na entrada da unidade e, ao final, os convidados participaram de um coquetel de confraternização. O evento foi mais que uma homenagem ao passado: foi também um compromisso renovado com o futuro da educação profissional e com o desenvolvimento da indústria mineira.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG