A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) recebeu, nessa sexta-feira (4), o Primeiro-Secretário da Embaixada de Ruanda no Brasil, Theogene Ntakirutimana, durante visita ao CIT SENAI, em Belo Horizonte. A programação contou com apresentação sobre o ambiente de negócios em Minas Gerais.
O presidente do Conselho de Relações Internacionais da Federação, Alexandre Mello, destacou a relevância de aproximar Minas Gerais do país africano, que têm buscado expandir relações comerciais. “Este encontro reforça a disposição do setor produtivo mineiro em identificar sinergias e construir agendas de cooperação com novos parceiros”, afirmou. Luiz Cláudio de Melo, coordenador do Centro CIT SENAI de Descarbonização Industrial, apresentou algumas das soluções tecnológicas desenvolvidas pela instituição com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa. Eles também detalharam o funcionamento do CIT SENAI ITR, projeto pioneiro no hemisfério sul para a produção piloto de ímãs e ligas de terras raras. A proposta busca estruturar uma cadeia nacional de valor agregado para esses materiais.
Em seguida, o primeiro-secretário da Embaixada de Ruanda, Theogene Ntakirutimana, ressaltou o potencial de Ruanda em inovação e investimentos. “Ruanda quer aprofundar parcerias com estados brasileiros e promover conexões que resultem em benefícios econômicos mútuos”, disse.
Kellen Veloso, analista do Centro Internacional de Negócios da FIEMG, lembrou dos esforços da Federação para auxiliar empresários no processo de internacionalização da indústria mineira. “A FIEMG trabalha para ampliar o acesso das empresas do Estado a mercados estratégicos e fortalecer relações institucionais internacionais”, afirmou.
Também participaram da agenda o assistente administrativo da Embaixada de Ruanda, Andrew Nkongho Oben, e o representante da Secretaria de Estado de Casa Civil do Governo de Minas Gerais, Lucas Mota. Após a reunião, o grupo visitou parte das instalações dos institutos do CIT SENAI.
Clique aqui e confira mais fotos do encontro.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG