Planos de investimento e algumas ações estratégicas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foram apresentados a empresários durante reunião colegiada do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG). No encontro, realizado nessa segunda-feira (14/7), na sede da entidade, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, representantes da estatal destacaram também algumas iniciativas da companhia, especialmente as voltadas ao atendimento regionalizado. A reunião teve na condução o presidente do CIEMG, Fausto Varela.
O superintendente da Regional Centro Cemig, Ernando Antunes Braga, o gerente de relacionamento com clientes do mercado livre de distribuição das regiões Central e metropolitana, Rodrigo César Martins, e o gerente regional da Cemig, Antônio de Pádua Pereira, falaram sobre o aporte previsto pela empresa no sistema elétrico. A estatal atende cerca de 9,3 milhões de consumidores em 774 municípios, o que corresponde a 96% do estado.
Conforme os gestores, entre 2019 e 2029, o investimento da estatal vai somar R$ 59 bilhões, sendo que esse valor é pulverizado em distribuição, transmissão, geração, geração distribuída e gás natural.
Outra ação implementada pela Cemig é o aporte para aumento da capacidade de resposta do sistema frente a eventos climáticos severos. Isso inclui renovação de ativos, automação da rede, plano de manutenção, ampliação e gestão da força de trabalho em dias críticos.
Antônio de Pádua Pereira considera que a expansão dos atendimentos regionalizados por parte da empresa a aproxima mais das empresas, o que, segundo ele, facilita o atendimento de demandas. “Energia é algo de primeira necessidade”, destacou. Ao todo, são seis superintendências regionais, seis gerências regionais de alta tensão, 17 de média e baixa tensão e 47 polos.
Já Ernando Antunes Braga disse que a reunião serviu, sobretudo, para estreitar o relacionamento com os empresários, acolher desafios do setor e apresentar o que a estatal está planejando para o estado nos próximos anos. Na mesma direção, a superintendente do CIEMG, Maria Helena Martins de Sá, frisou que interlocução do CIEMG com a companhia pode resultar em oportunidades de negócios para empresas.
A reunião dessa segunda-feira foi marcada pela inauguração de um novo espaço do CIEMG voltado para eventos empresariais.
Clique aqui e veja mais fotos da reunião
Imprensa FIEMG