Terminou nesta sexta-feira (7/11) a Missão Internacional à China, realizada pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, encerrou as agendas no país asiático com mais uma visita à China International Import Expo (CIIE) — a maior feira de importação da China e uma das mais relevantes do mundo em tecnologia, inovação e comércio internacional.
“Estamos encerrando nossa missão à CIIE, maior feira para quem deseja exportar para a China. Gostaria de agradecer aos patrocinadores Codemge, Vale, Anglo American, CBMM e Construtora Barbosa Mello (CBM), sem eles, nada seria possível”, destacou o presidente da FIEMG.
Brazil China Business Forum e The Bearer of The Future
Além da visita à feira, durante a semana, a FIEMG realizou o Brazil China Business Forum com mais de 300 participantes, entre chineses e brasileiros. “Momento em que discutimos nosso futuro e o potencial de Minas Gerais, dentre as oportunidades que nosso estado tem a oferecer. Apresentamos de forma muito qualificada nossas oportunidades de cooperação e investimentos para mais de 300 potenciais investidores, sendo 240 chineses”, ressalta Roscoe.
“Tivemos também o jantar The Bearer of The Future com empresários mineiros, que homenageou nosso vice-governador, Mateus Simões, que esteve na missão pela primeira vez. Contamos com a parceria do Governo de Minas Gerais, representado por Mateus Simões e sua comitiva de secretários de estado e representantes do executivo”, salientou o presidente.

Visitas técnicas e capacitação na NYU campus Shangai
A delegação mineira com mais de 50 empresários, de mais de 30 empresas brasileiras e cinco estados visitou ainda 6 empresas chinesas de diferentes setores — mineração, construção civil e têxtil — , para conhecer de perto o processo produtivo inovador das indústrias chinesas.
“Durante a missão, tivemos ainda o Programa Executivo de Capacitação (New York University – NYU) no campus Shangai. Outro destaque da nossa agenda na missão foram as seis visitas técnicas em empresas chinesas de vários setores, com contatos importantes que serão portadores de futuro para economia mineira e relação bilateral com a China”, concluiu Roscoe.

O presidente destacou que a próxima missão internacional organizada pela FIEMG será no Canadá, em maio do próximo ano.
A Missão Internacional à China é realizada pela FIEMG e tem patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), patrocínio ouro da Vale, patrocínio prata da Anglo American e patrocínio bronze da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e da Construtora Barbosa Mello.
Relações comerciais Brasil – China
Em 2024, a China representou 28% das exportações brasileiras e 41,4% do superávit comercial do Brasil. As principais exportações para o país foram soja, petróleo bruto e ferro, somando mais de 75% do valor total exportado, o que destaca a dependência de commodities. Isso evidencia a necessidade de diversificar a pauta exportadora e aumentar o valor agregado das vendas.
A parceria comercial entre Brasil e China é fundamental, uma vez que o país asiático é um grande consumidor de matérias-primas e produtos metalúrgicos, além de oferecer oportunidades para outros segmentos industriais. Apesar da forte demanda por commodities, o crescente poder aquisitivo da classe média chinesa também abre espaço para a exportação de produtos mais especializados e diferenciados.
Marina Rigueira
Imprensa FIEMG