Pular para o conteúdo
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional Pontal do Triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Sala de imprensa
  • Fale Conosco
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional Pontal do Triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Sala de imprensa
  • Fale Conosco
  • EDUCAÇÃO
    • Escolas SESI MG
    • Cursos Técnicos SENAI
    • IEL Hub de Carreiras
    • Faculdade SENAI
    • Aperfeiçoamento Profissional – SENAI
    • Aprendizagem Industrial SENAI
    • Cursos CIEMG
    • Tec Educa
    • Educação de Jovens e Adultos – EJA
    • Projeto Recriar
  • SST E QUALIDADE DE VIDA
    • SESI Vida
    • Segurança e Saúde na Indústria
    • Nutri SESI – Alimentação para Empresas
    • Vacinação contra a Gripe
    • SESI Inova
    • Clubes SESI
    • SESI Cultura
    • SESI Impacta
  • DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS
    • Programa FIEMG Competitiva
    • Negócios Internacionais
    • FIEMG Jovem
    • Credifiemg
    • Certificado Digital
    • Câmaras & Conselhos
    • Informações Estratégicas
  • INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
    • Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0
    • FIEMG Lab
    • Laboratório Aberto
    • INOVA Talentos
    • Metrologia
    • Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos e Processos
    • Financiamento para Inovação
  • ESG
    • Soluções ESG
    • Selo Indústria Responsável
  • + SOLUÇÕES
  • EDUCAÇÃO
    • Escolas SESI MG
    • Cursos Técnicos SENAI
    • IEL Hub de Carreiras
    • Faculdade SENAI
    • Aperfeiçoamento Profissional – SENAI
    • Aprendizagem Industrial SENAI
    • Cursos CIEMG
    • Tec Educa
    • Educação de Jovens e Adultos – EJA
    • Projeto Recriar
  • SST E QUALIDADE DE VIDA
    • SESI Vida
    • Segurança e Saúde na Indústria
    • Nutri SESI – Alimentação para Empresas
    • Vacinação contra a Gripe
    • SESI Inova
    • Clubes SESI
    • SESI Cultura
    • SESI Impacta
  • DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS
    • Programa FIEMG Competitiva
    • Negócios Internacionais
    • FIEMG Jovem
    • Credifiemg
    • Certificado Digital
    • Câmaras & Conselhos
    • Informações Estratégicas
  • INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
    • Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0
    • FIEMG Lab
    • Laboratório Aberto
    • INOVA Talentos
    • Metrologia
    • Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos e Processos
    • Financiamento para Inovação
  • ESG
    • Soluções ESG
    • Selo Indústria Responsável
  • + SOLUÇÕES

Início » Desenvolvimento Industrial » FIEMG Regional Zona da Mata e ArcelorMittal fortalecem parceria institucional e discutem ações de apoio à região

Notícias
Desenvolvimento Industrial

FIEMG Regional Zona da Mata e ArcelorMittal fortalecem parceria institucional e discutem ações de apoio à região

Encontro marcou a apresentação do novo diretor da unidade de Juiz de Fora e debateu iniciativas conjuntas para o desenvolvimento regional e apoio às cidades atingidas pelas chuvas

Por Ana Paula de Oliveira Costa Motta
  • 10/03/2026
  • | 2:18 PM
Fotos: Divulgação/FIEMG

A FIEMG Regional Zona da Mata recebeu, no dia 5 de março, em sua sede em Juiz de Fora, representantes da ArcelorMittal para uma reunião institucional voltada ao fortalecimento do relacionamento entre a Federação e a empresa. O encontro também marcou a apresentação do novo diretor industrial da unidade da ArcelorMittal em Juiz de Fora, Paulo Marcelo Rodrigues, além da discussão de iniciativas conjuntas em defesa de interesses da indústria e de apoio às cidades da região afetadas pelas recentes chuvas.

Participaram da reunião Mariângela Marcon, presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares e das Indústrias de Malharias de Juiz de Fora (Sindivest JF-GV) e Ana Lúcia Machado Sabino, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Juiz de Fora (Metal JF), entidade a qual a Arcelor Mittal é associada.

Também representando a FIEMG, acompanharam o encontro a consultora interna de Comunicação, Graciele Vianna; e o analista de Relações Empresariais, Gilmar Peixoto. Pela Arcellor Mittal, estiveram presentes, além do diretor Paulo Marcelo, integrantes das equipes de comunicação das unidades de Belo Horizonte e Juiz de Fora: André Barreto (Relações Institucionais); Fernanda Geuber (assessora de Imprensa) e Ivie Morais (analista de Comunicação).

Durante a reunião, Mariângela Marcon deu as boas-vindas ao novo diretor e destacou a importância da aproximação entre a FIEMG e empresas de grande relevância para a economia regional. “É sempre muito importante estreitar o relacionamento com empresas que têm forte presença na nossa região e grande contribuição para o desenvolvimento industrial. A FIEMG está de portas abertas para construir parcerias, promover o diálogo institucional e apoiar iniciativas que fortaleçam a indústria e a economia local”, afirmou.

Parcerias para desenvolvimento e qualificação

Durante o encontro, Paulo Marcelo destacou o compromisso da ArcelorMittal com o fortalecimento das comunidades onde a empresa está inserida e ressaltou que a unidade de Juiz de Fora é reconhecida pelo alto nível de produtividade e pela qualidade de sua equipe. Segundo ele, a cidade possui tradição industrial e é reconhecida como um importante celeiro de talentos para o setor siderúrgico no Brasil.

O diretor também enfatizou a importância da qualificação profissional e da formação técnica para o desenvolvimento das equipes e da indústria. “Eu acredito muito na formação técnica e na capacitação das pessoas. O crescimento das empresas passa necessariamente pelo investimento no conhecimento e na qualificação dos profissionais”, afirmou. Mariângela ressaltou que a FIEMG Regional Zona da Mata e o SENAI estão preparados para apoiar as empresas com cursos e treinamentos personalizados, desenvolvidos de acordo com as demandas específicas de cada organização.

Conselho Estratégico da Zona da Mata

Durante a reunião, a presidente da FIEMG Regional ZM apresentou ainda o projeto de criação de um Conselho Estratégico da Zona da Mata, iniciativa que reunirá cerca de 30 grandes empresas da região, com o objetivo de alinhar pautas estratégicas e fortalecer a atuação conjunta na defesa de interesses da indústria. A proposta foi apresentada à ArcelorMittal, que aceitou prontamente o convite para participar da iniciativa. “A ideia é harmonizar pautas estratégicas da indústria e construir uma atuação conjunta em defesa do desenvolvimento regional. Quando as grandes empresas se unem, criam também oportunidades para o fortalecimento das pequenas e médias empresas da região”, explicou Mariângela.

A presidente do Metal JF, Ana Lúcia Machado Sabino, reforçou esse ponto ao destacar que o apoio das grandes empresas é fundamental para o crescimento das cadeias produtivas locais. “O fortalecimento das pequenas e médias empresas passa também pelo apoio das grandes organizações que atuam na região”, afirmou.

Ações de apoio após as chuvas

Outro tema central da reunião foi o impacto das fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata, especialmente cidades como Juiz de Fora e Ubá. Mariângela destacou o plano de ação da FIEMG, que contou com a doação de R$ 1 milhão, além de itens como colchões, calçados, leite e campanha de arrecadação de recursos e itens essenciais. “A fase inicial foi de atendimento imediato às necessidades da comunidade, mas agora precisamos olhar para o médio e longo prazo, com ações estruturadas que contribuam para a recuperação das cidades e da atividade econômica”, afirmou.

Paulo Marcelo apresentou as iniciativas solidárias da ArcelorMittal para apoiar as vítimas das chuvas, incluindo uma campanha nacional de arrecadação entre os cerca de 20 mil empregados da empresa no Brasil, por meio de doações via Pix. Para ampliar o impacto da mobilização, a empresa anunciou que vai dobrar o valor arrecadado pelos empregados, destinando o montante à ajuda humanitária. Os recursos serão geridos pela CUFA (Central Única de Favelas), entidade com ampla experiência em ações emergenciais e apoio a comunidades em situações de crise. Além disso, a empresa também realizou doações de equipamentos de proteção para a Defesa Civil, além de promover uma mobilização solidária interna para arrecadação de donativos destinados às famílias atingidas.

Ao final do encontro, FIEMG e ArcelorMittal reforçaram o compromisso de ampliar o diálogo e construir parcerias voltadas ao fortalecimento da indústria e ao desenvolvimento da região. A reunião evidenciou a importância da cooperação entre grandes empresas, instituições representativas e entidades do setor produtivo para enfrentar desafios regionais e criar oportunidades de crescimento econômico e social.

.

Graciele Vianna

Imprensa FIEMG

últimas notícias

4. Decisão do Copom pode aprofundar enfraquecimento econômico, aponta FIEMG
Decisão do Copom pode aprofundar enfraquecimento econômico, aponta FIEMG
29/04/2026
Leia mais
fiemg exportação
Acordo Mercosul-União Europeia entra em vigor em 1º de maio e abre novas oportunidades para exportadores brasileiros
29/04/2026
Leia mais
exportação thumb
Minas lidera superávit com a União Europeia e deve diversificar exportações com novo acordo comercial
29/04/2026
Leia mais
Thumb (19)
Consulado do Paraguai fortalece relações com MG
28/04/2026
Leia mais
Não há nenhuma notícia
Mais Notícias

Serviço de Atendimento ao Cidadão:

0800 181 8189

Ouvidoria:

0800 882 2525​

Recepção Sede:

(31) 3263 4200

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Exceto feriados nacionais e locais.

crc@fiemg.com.br

Conheça o Sistema

Fale Conosco

SAC

Intranet

Gestão 2022-2026

Trabalhe Conosco

Estatuto FIEMG

Ouvidoria

Aviso de Privacidade e
Proteção de Dados

Integridade

Política de Segurança da Informação

Sindicatos Filiados

Calendário da Indústria

Pagamento RPA

Pagamento a Empresas

Contratações e Alienações

Cadastro Cliente/Fornecedor

Sistema Fiemg e Entidades

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Av. do Contorno, 4456 – Funcionários
Belo Horizonte/MG – CEP: 30110-028

Instagram Linkedin Youtube X-twitter Facebook Flickr Spotify
⤒

Inserir/editar link

Insira o URL de destino

Ou apontar para um conteúdo existente

    Nenhum termo de busca especificado. Exibindo os mais recentes. Pesquise ou use as teclas seta para cima/baixo para selecionar um item.